GAIA T.S. – CONTRIBUIÇÕES E MATURIDADE PARA TRANSIÇÃO DE SERVIÇOS
Palavras-chave:
Transição de serviços. Maturidade. Gestão de TI. ITIL.Resumo
Objetivo: Apresentar modelo de maturidade e capacidade para implantação da gestão de transição de serviços baseados nas boas práticas do Information Technology Infrastructure Library (ITIL).Design/Metodologia/Abordagem: A metodologia proposta foi desenvolvida pela Fábrica de Projetos em TIC do Departamento de Computação da Universidade Estadual de Londrina. A GAIA apresenta uma metodologia consolidada por vários estudos que segue alguns estágios como levantamento do estado da arte, criação do protótipo em versão inicial, seleção de estudo de caso e validação para consolidação do Framework.Resultados: Os resultados preliminares do estudo apontam para a eficiência do modelo no contexto organizacional de instituições que lidam com serviços de TI. Estes serviços podem ser próprios ou terceirizados. Com a aplicação da pesquisa foi possível traçar melhor os processos e subprocessos dos serviços disponíveis no GAIA Transição de Serviços e prepará-lo melhor para o estudo de caso a ser realizado posteriormente.Limitações da pesquisa: O estudo apresenta como limitação inicial ser avaliado a partir da apreciação de especialistas que auxiliaram no desenho do modelo.Implicações práticas: Para avaliação do modelo inicial foi importante que os perfis dos profissionais especialistas tivessem aderência à área de conhecimento da computação por ser ela a responsável pela gestão dos serviços de TI de uma organização.Originalidade/valor: O número de fracassos na transição de serviços de TI e seu consequente impacto nas organizações mostram que a falta de conhecimento para a implantação de gestão da Transição de Serviços ainda é algo que carece de pesquisas. A proposição do modelo parte, então, da constatação dessa carência do “como” fazer.Downloads
Publicado
2020-11-25
Edição
Seção
Artigo
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