PROCESSO DE COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS PARA ANÁLISE DA RETENÇÃO DE ALUNOS EM ESCOLAS DE IDIOMAS

Autores

Palavras-chave:

compartilhamento de conhecimento. retenção de alunos. business process model and notation (BPMN). design science research (DSR).

Resumo

Objetivo: Propor um processo de compartilhamento de conhecimentos para análise da retenção de alunos em escolas de idiomas.Design/Metodologia/Abordagem: Foi utilizado o método Design Science Research (DSR). As atividades/etapas do método envolveram: identificação do problema e motivação; definição dos objetivos para a solução; desenho e desenvolvimento; demonstração; avaliação e comunicação.Resultados: O artefato, baseado em Business Process Model and Notation (BPMN), buscou cobrir as quatro fases do modelo de compartilhamento do conhecimento de Tonet e Paz (2006): iniciação, implementação, apoio e incorporação. O processo de análise de retenção de alunos proposto apresentou cinco tarefas: (1) registrar demanda, (2) gerenciar demanda, (3) verificar situações similares, (4) propor solução e (5) ratificar solução.Limitações da pesquisa: Realização de um caso específico, um grupo de escolas de idiomas.Implicações práticas: Investigação de um tema sensível para as escolas: a retenção de alunos; desenho de um processo voltado para a retenção de alunos; proposição de uma base de conhecimentos e especificação de conhecimentos críticos.Implicações sociais: A difusão desta pesquisa tecnológica, que utiliza o método do DSR, aliada ao BPMN e ao modelo teórico, pode auxiliar na resolução de problemas semelhantes em outras organizações.Originalidade/valor: As principais contribuições consistem na validação e proposição de ajustes no modelo teórico adotado; utilização do DSR como abordagem de pesquisa com enfoque tecnológico e empírico; proposição de um artefato para compartilhamento de conhecimento baseado em BPMN. 

Biografia do Autor

Nathan Neves de Almeida Santos, CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 

Paulo Cristiano de Oliveira, CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Victor Fraile Sordi, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Thiago Henrique Almino Francisco, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Downloads

Publicado

2020-11-25

Edição

Seção

Artigo