CONEXÃO ENTRE CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM NA INDÚSTRIA 4.0: ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE

Autores

Palavras-chave:

Aprendizado, Bibliometria, Conhecimento, Estado da Arte, Indústria 4.0.

Resumo

Objetivo: Busca-se identificar estudos que relacionem os construtos Indústria 4.0, Aprendizado e Conhecimento e categorizá-los para analisar tendências de temas abordados, áreas de estudo, periódicos de referência e países de origem, de forma a determinar o atual estado da arte. Design/Metodologia/Abordagem: Realizou-se pesquisa com abordagem quantitativa e inferências qualitativas, de caráter bibliográfico e bibliométrico, havendo categorização e análise estatística realizadas por meio do software Microsoft Excel e elaboração de nuvem de palavras por meio do software Wordle.Resultados: Identificou-se que os temas de aprendizado humano-máquina e preparação acadêmica prevalecem nas publicações, que são concentradas em países com economias mais desenvolvidas.Originalidade/valor: Estudos que relacionam a temática do conhecimento com a Indústria 4.0 são recentes, principalmente em países emergentes, e poucos realizam análises bibliométricas.

Biografia do Autor

Diego Augustus Senna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Possui graduação em Engenharia Civil (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG). Atualmente cursa especialização em MBA em Indústria 4.0 (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas) e mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (UFMG).

Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, Universidade FUMEC, Universidade UEMG e Universidade PUC Minas.

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento - FUMEC. Possui Mestrado em Administração - Área de pesquisa: Estratégia e Competitividade - pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerias - FEAD (2008); MBA em Logística pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Finanças pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Gestão de Instituições pelo Núcleo de Pós Graduação Pitágoras (2011), Especialização em Administração da Produção pelo Instituto de Educação Tecnológica - IETEC (1997); Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva (1991).

Downloads

Publicado

2020-11-25

Edição

Seção

Artigo