Gestão de armazenagem e movimentação de materiais por meio de simulação discreta: um estudo de caso

Autores

  • Ricardo Moreira da Silva Pós-graduação MBA Gerência de Sistemas Logísticos, CEPPAD/UFPR
  • Cassius Tadeu Scarpin Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Simulação Computacional, Armazenagem, Curva ABC

Resumo

Ser referência em mercados globalizados é uma das motivações para que as empresas busquem a excelência operacional. Nesse contexto a melhoria continua dos processos se torna a chave para a constante identificação de desperdícios e otimização dos recursos, principalmente em cenários de racionamento de custo. Neste artigo apresenta-se um estudo da combinação da aplicação da curva ABC e da simulação computacional em um armazém de um centro de distribuição logístico. O estudo apresenta propostas para organização do depósito considerando o giro dos produtos como parâmetro para estabelecer a melhor posição do armazém para cada classe de produto. O objetivo é o aumento da produtividade no abastecimento de linha de separação, além de melhorias nos processos de armazenagem, movimentação e separação de materiais. Podem-se observar os impactos ocorridos em cada processo nos cenários experimentado, algo que seria difícil realizar no ambiente real sem incorrer em impactos significativos, sendo relativamente positivo realizar em ambiente virtual.

Biografia do Autor

Ricardo Moreira da Silva, Pós-graduação MBA Gerência de Sistemas Logísticos, CEPPAD/UFPR

Bacharel em Comércio Exterior, Universidade Positivo. Pós-graduação MBA Gerência de Sistemas Logísticos, CEPPAD/UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil

Cassius Tadeu Scarpin, Universidade Federal do Paraná

Lotação no Departamento de Administração Geral e Aplicada, Formação em Licenciatura em matemática e Engenharia de Produção, Mestrado e Doutorado em Métodos Numéricos em Engenharia, área de Pesquisa Operacional

Referências

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BOWERSOX, D. J. Gestão logística da cadeia de suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial: O processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2001.

CARVALHO, L. S. Análise das potencialidades e vantagens do uso da simulação computacional em operações logísticas complexas como ferramenta de auxílio à tomada de decisões: Estudo de caso em uma organização industrial. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006

CASSEL, R. A.; CARMO, F. D. C. F.; CAMPANA, F. L.; RITTER, F. J.; SILVA, M. H. C. M. Simulação da logística interna da área de armazenagem de uma empresa do setor moveleiro. In: ENEGEP, Curitiba, PR, 2002.

CHWIF, L.; MEDINA, A. C. Modelagem e simulação de eventos discretos: Teoria e aplicações. 3.ed. São Paulo: Edição do Autor, 2010.

CORREA, H. L. Gestão de redes de suprimentos: Integrando cadeias de suprimentos no mundo globalizado. São Paulo: Atlas, 2010.

FILGUEIRAS, G. M.; AZEVEDO, T. C. C. S.; CARMO, L. F. R. R. S.; WINKLER, H. Lean Warehousing: Um caso de um centro de distribuição atacadista. In: ENEGEP, Fortaleza, CE, 2015.

JUNIOR, J. P. L.; SANTOS, C. W. A.; BERTOLUCI, E. A. Aplicação do software Arena numa linha de produção de calçado para melhoria do tempo e produtividade. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 23., 2015, São Paulo. Anais... São Paulo: SIMPEP, 2015.

KOCH, A. Logística de armazenagem, distribuição e gestão de estoques. Artigonal.com, Rio de Janeiro, dez. 2008. Disponível em http://www.webartigos.com/artigos/logistica-de-armazenagem-distribuicao-e-gestao-de-estoques/11778/. Acesso em: 01 de agosto de 2016.

MAIA, F. G. M.; LUCHE, J. R. D.; MARINS, F. A. S.; RIBEIRO, N. S. Análise do projeto de expansão de um armazém por meio da elaboração de um layout e análise de investimento: Estudo de caso em uma fábrica do setor alimentício. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 21., 2014, São Paulo. Anais... São Paulo: SIMPEP, 2014.

MARTINS, P. G.; CAMPOS, P. R. Administração de materiais e recursos patrimoniais. São Paulo: Saraiva, 2009.

MOURA, R. A. Sistemas e técnicas de movimentação e armazenagem de materiais. 3.ed. São Paulo: IMAM, 1983.

OLIVEIRA, A. S.; BARROS, M. D.; SOUZA, R. S.; PEDRO, J. S. Gestão de estoque e análise da armazenagem: Um estudo de caso em uma loja de material de construção. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 21., 2014, São Paulo. Anais... São Paulo: SIMPEP, 2014.

PRADO, D. S. Teoria das filas e da simulação. 4.ed. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2009.

PRADO, D. S. Usando o Arena em simulação. 3.ed. Belo Horizonte: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2003.

SILVA, G. Q.; FREITAS, F. R.; TOZI, L. A.; NASCIMENTO, M. V. Análise de estratégias de separação aplicada a armazém de empresa de autopeças por meio de simulação discreta. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 12., 2015, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: SEGET, 2015.

SOARES, J. P. M.; LEMOS, F. O.; ARAÚJO, C. L. K.; HANSEN, P. B. A contribuição da simulação computacional para a análise sistêmica da reestruturação de layout e otimização de recursos na manufatura celular: estudo de caso em uma célula de uma empresa do ramo automotivo. Produto & Produção, vol. 12, n. 3, p. 49-68, out. 2011.

TINELLI, L. M. Otimização do posicionamento de produtos acabados em armazéns inteligentes. 136f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Departamento de engenharia mecânica, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos, 2013.

TORGA, B. L. M.; MONTEVECHI, J. A. B.; PINHO, A. F. Modelagem, simulação e otimização em sistemas puxados de manufatura. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 13., 2006, São Paulo. Anais... São Paulo: SIMPEP, 2006.

VAGO, F. R. M.; SOUZA, C. V.; MELO, J. M. C.; LARA, J. E.; FAGUNDES, A. F. A.; SAMPAIO, D. O. A importância do gerenciamento de estoque por meio da ferramenta curva ABC. Revista Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, RS, v. 26, n. 03, set/dez 2013, p. 638 – 655.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Silva, R. M. da, & Scarpin, C. T. (2017). Gestão de armazenagem e movimentação de materiais por meio de simulação discreta: um estudo de caso. beroamerican ournal of ndustrial ngineering, 9(18), 22–47. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/v9n1802