SATISFAÇÃO DE CLIENTES UTILIZANDO A PERSPECTIVA DESCRITIVA E O MODELO LOGÍSTICO
Palavras-chave:
Satisfação dos clientes, Tecnologia da Informação e Comunicação, Satisfação.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o nível de satisfação dos clientes de uma indústria (TIC) que fabrica produtos do segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação. Como delineamento metodológico, o artigo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica. Trata-se ainda de um estudo de caso, pois o foco é analisar o nível de satisfação da indústria TIC. Os resultados estão apresentados em duas análises: Descritiva e com base no modelo logístico. De todos os itens pesquisados, o “domínio técnico do atendimento interno” é o que mais influencia na satisfação dos clientes. Na análise descritiva, verificou-se que o maior índice de insatisfação diz respeito aos Manuais, o que talvez acarrete em maior dependência dos clientes aos serviços de suporte. Então, outra proposição seria atuar em melhorias na elaboração dos manuais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.