MELHORIA DE PROCESSO EM UM SISTEMA DE VEÍCULO GUIADO AUTOMATICAMENTE EM LINHA DE MONTAGEM DE AUTOMÓVEIS COM A APLICAÇÃO EVENTO KAIZEN COM SOLUÇÃO POR SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO RFID
Palavras-chave:
Kaizen. AGVResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o planejamento de um evento Kaizen aplicado no Sistema de Veículo Guiado Automaticamente, atualmente implantado em uma linha de montagem de automóveis. Com base no suporte teórico sobre os temas, este estudo realizou uma reflexão por meio de pesquisa exploratória e bibliográfica para analisar as práticas da Manufatura Enxuta, com destaque para o Kaizen, como estratégias de redução de desperdícios e aplicação de melhoria contínua nos processos. O método utilizado é um estudo de caso em empresa do setor automobilístico. Os resultados pretendem mostrar os ganhos em eficiência e redução de custos para a empresa estudada. DOI 10.29327/263987.12.23-6
Referências
AGVS. AGVs Moving Forward. 2013. Disponível em: <http://www.agvs.com.br/ index.html>. Acessado em 21/10/2017.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FABRICANTES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES – ANFAVEA. Anuário da Indústria Automobilística Brasileira. São Paulo, 2017. Disponível em: <http://www.anfavea.com.br>. Acessado em 13 de maio de 2017.
ATLEE, J. Selecting safer building products in practice. Journal of Cleaner Production, v. 19, p. 459 e 463, 2011.
CALARGE, F. C.; SATOLO, E. G.; PEREIRA, F. H. Avaliação de implementação do Lean Production baseada na norma SAE J4000: uma análise em empresas do setor automotivo de Brasil e Espanha. ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 29, 2009. Salvador. Anais... Salvador, 2009.
CAMPOS, V. F. TQC – Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1999.
CASAROTTO FILHO, N. e KOPITTKE, B.H. Análise de Investimentos, 12ª. Ed. São Paulo, GEN/ATLAS, 2020.
ELEUTÉRIO, M. A.; Sistema de Controle para Veículo Auto-Guiado por Fita Refletiva, Dissertação de Mestrado, Curitiba, CEFET-PR, 1989.
FERREIRA, E.D.; PASKULIN, F.A., AGVS (Sistemas Autônomos de Transporte), uma Opção para a Racionalização do Fluxo de Material e seu Potencial Aplicativo. 9º Seminário de Comando Numérico e Automatização Industrial, SOBRACOM. 1990.
FURINI, G.; SAURIN, T. A. Proposta de um método de análise da cultura Lean em uma empresa que está implantando práticas do sistema de produção enxuta. ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 28, 2008. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2008.
HAMMOND, L. AGVs at work. IFS Publications Ltd., UK. 1986.
HAMMOND, G. Evolutionary AGVS – from Concept to Present Reality. Springer-Verlag. 1987
IMAI, M. Kaizen: a estratégia para o sucesso competitivo. 51ªed. São Paulo: Instituto IMAM, 1994.
KIM C. W; TANCHOCO, J. M. A. AGV dispatching based on workload balancing. 1999.
LARAIA, A. C.; MOODY, P. E.; HAL, R.W. Kaizen Blitz: Processo para o Alcance da Melhoria Contínua nas Organizações. São Paulo: Leopardo, 2009.
LEAN ENTERPRISE INSTITUTE. Léxico lean: glossário ilustrado para praticantes do pensamento Lean. 1 ed. São Paulo: Lean Enterprise Institute, 2003.
LOUZADA, Fernando Mazzilli. Tempo e trabalho. Estudos de Psicologia. 9 (2), 389-390. 2004.
MACEDO, M. A.; RAMOS, M. d. C. P. Educação ambiental e resíduos sólidos urbanos: Caminho para um futuro sustentável. EduSer-Revista de educação, v. 7, n. 2, 2016.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
MÜLLER, T. AGVS in Europe – Current Techniques and Future Trends. Pringer-Verlag. 1987
MÜLLER, T. Automated Guided Vehicles. IFS (Publications) Ltd./Springer-Verlag, UK/Berlin. 1983
ROMÃO, A. C. S.; MOURA, R. A. A. Análise do Setor de Montagem de Calhas de uma Fábrica de Peças para Indústria Ferroviária sob a Ótica do Kaizen: Um Estudo de caso. Revista de Logística da Fatec, Carapicuíba, n.1, 2010.
ROTHER, M.; SHOOK, J. Aprendendo a Enxergar. São Paulo: Lean Institute Brasil. 2003.
SAUNDERS, M.; LEWIS, P.; THORNHILL, A. Research methods for business students. 6th ed. Harlow: Pearson Education Limited, 2012.
SILVA, G. M. P.; HORNBURG, S.; TUBINO, D. F.; ROMING, M.; ANDRADE, G. J. P. O. Manufatura Enxuta, Gemba Kaizen e TRF: Uma Aplicação Prática no Setor Têxtil. ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 28., 2008. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ABEPRO 2008.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-03-12 (2)
- 2020-08-12 (1)
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.