AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE EMPOWERMENT EM UMA EMPRESA FABRICANTE DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS
Palavras-chave:
Agronegócio, Máquinas e implementos agrícolas, Empowerment, Gestão de produção.Resumo
O presente trabalho tem o propósito de avaliar o nível de empowerment na unidade fabril de uma empresa multinacional de projeto, fabricação e distribuição de máquinas e implementos agrícolas e suas respectivas peças de reposição, situada na Região Sul do Brasil. A pesquisa é de natureza aplicada, abordagem quali-quantitativa, com objetivos descritivo-exploratórios e procedimentos técnicos de estudo de caso, fundamentados nas dimensões (constructos) inerentes ao Alinhamento, à Autoridade, à Capacitação e ao Comprometimento dos colaboradores. Os 111 respondentes foram selecionados por amostragem aleatória sistemática e emitiram suas opiniões em questionário estruturado com 16 questões. Na análise dos dados foram utilizados recursos de estatística descritiva, de análise de consistência interna (Alfa de Cronbach) e de análise de correlação (coeficiente de Pearson). Os resultados obtidos evidenciam que o empowerment se mostra uma ferramenta efetiva para a criação de uma cultura onde os colaboradores exercitam o conhecimento, a habilidade, a autoridade e o desejo para decidir, agir e se responsabilizar pelos resultados, de forma a contribuir sensivelmente para o sucesso da empresa. A implementação desse processo seria o passo inicial para a construção de um sistema de gestão de alto desempenho, confiável e autossuficiente, sem necessidades recorrentes de intervenções da alta administração, mesmo em situações de crises.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.