PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO DE GAPS DA QUALIDADE ESPERADA E QUALIDADE PERCEBIDA, MANIFESTOS PELOS CLIENTES DE UMA ESCOLA DE IDIOMAS LOCALIZADA EM SANTA ROSA
Palavras-chave:
Expectativa, Percepção, Qualidade, Serviços, SERVQUAL.Resumo
O setor de serviços cresce dia após dia e este segmento está se desenvolvendo com novas tecnologias, possibilitando mais segurança aos envolvidos, tanto para quem presta o serviço como para quem recebe o serviço. Porém para satisfazer um cliente com o serviço que é oferecido precisa-se identificar o que deve ser modificado na organização de forma que venha a atender a expectativa dos clientes. Nesta pesquisa se buscou entender quais eram os gaps encontrados na qualidade do serviço prestado pela escola de idiomas. Sendo um instituto de línguas que possui uma metodologia diferenciada e assim, por meio do serviço prestado, identificar a expectativa dos clientes e a percepção deles sobre o serviço. Esta pesquisa foi realizada com base na escala SERVQUAL que é um instrumento de mensuração da qualidade, divide-se em cinco dimensões, a dimensão da tangibilidade, confiabilidade, compreensão, segurança e empatia, para que seja melhor comparada a percepção dos clientes, sendo eles 51 respondentes envolvendo até mesmo os pais dos alunos que possuem menos de 18 anos. Com a aplicação do questionário baseado na ferramenta SERVQUAL, é possível relatar quais os pontos mais fortes que os alunos percebem e quais os pontos fracos existentes na prestação dos serviços que devem ser melhorados.
Palavras-chave: Expectativa; Percepção; Qualidade; Serviços; SERVQUAL.
Referências
REFERÊNCIAS
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Presses Universitairies de France, 1977, Lisboa. Tradução de LuÃz Antero Reto e Augusto Pinheiro. Ed. 70. São Paulo, 2006.
CARDOSO, O, R. Foco da qualidade total de serviços no conceito do produto ampliado. Universidade Federal de Santa Catarina, 1995.
COELHO JUNIOR, R, J, C. FIGUEREDO, T, D. NAGATA, V, DE M, N. REIS, A, P, C, M. Avaliação da qualidade de serviços utilizando o servqual em uma empresa atacadista. Revista Eletrônica Gestão & Saúde. Vol. 6 (Supl. 2). p.107386 Abril, 2015.
COUTINHO M, C, F, J; DE BARROS JERÔNIMO, T; DE AQUINO, Joás Tomaz. Avaliação multicriterial da qualidade em serviços: um estudo de caso em um hotel. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 10, n. 3, 2016.
DA SILVA, Vanessa Bolico. Análise em uma empresa franqueada do setor de varejo no ramo da moda sob a óptica do empreendedorismo, inovação e qualidade em serviços. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 6, n. 2, p. 1-22, 2016.
DE CASTRO, A, B, B; DE SÃ, L, S, B, C. A importância da comunicação para a qualidade na gestão empresarial. Tekhne e Logos, v. 2, n. 1, p. 3-15, 2010.
DE FREITAS LOURENÇO, P, J. CARDOSO, M, M, M, I. MATOS, N, R, F. NODARI, H, C. Cultura organizacional e qualidade em serviços em instituição de saúde pública portuguesa. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 11, n. 4, 2017.
FERNANDES, A, M. REMUSS, R. CAMARGO, E, M.DA MOTTA, V, E, M. MALAFAIA, C, G. Qualidade em serviços: percepção discente baseada no modelo SERVQUAL. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 8, n. 2, p. 2005-2020, 2017.
FERNANDES, M, S. Conceitos de Qualidade em Serviços Aplicados ao Mercado de Seguros. Monografia. Pós Graduação “Latu Sensu†Projeto a vez do Mestre gestão Estratégica e Qualidade. Rio de Janeiro, dezembro 2004.
FITZSIMMONS, J, A. FITZSIMMONS, M, J. Administração de serviços operações, estratégia e tecnologia de informação. 2°. ed. Porto Alegre, RS Bookman 2000.
GAITHER, N. FRAZIER, G. Administração da Produção e Operações. 8° ed. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
GATTI, B. A. Formação de grupos e redes de intercâmbio em pesquisa educacional: dialogia e qualidade. Revista Brasileira de Educação, v. 30, p. 124-132, 2005.
GIL, A, C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6° ed. 3 reimpr. São Paulo: Atlas, 2010.
JÚNIOR, N, T; DA SILVEIRA, R, I, M. Reflexões acerca do melhoramento contÃnuo da qualidade em serviços de extensão universitária: um estudo de caso em um programa educativo de rádio universitário. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 7, n. 1, p. 1466-1491, 2016.
LIMA, M, T, da S, de. Planejamento e organização das atividades de manutenção em instalações elétricas prediais e seus componentes. 2013.
LOPES, J. Gestão da Qualidade: Decisão ou Constrangimento Estratégico. 2014. Tese de Doutorado. Tese de Mestrado em Estratégia Empresarial, Universidade Europeia, Lisboa.
HAIR JR, J, F. BABIN, B. MONEY, A, H. SAMOUEL, P. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Tradução Lene Belon Ribeiro. Porto Alegre: Bookman, 2005.
MALAGUTI, S, H.; FAVERO, M, B. O uso da escala servqual para mensurar a percepção de valor dos serviços do salão espaço vip. Caderno de Administração, v. 22, n. 2, p. 65-77, 2014.
MANGINI, E, R; URDAN, A, T; SANTOS, A. Da Qualidade em Serviços à Lealdade: Perspectiva Teórica do Comportamento do Consumidor. Revista Brasileira de Marketing e-ISSN: 2177-5184, v. 16, n. 2, p. 207-217, 2017.
MARCONI, M, A. LAKATOS, E, M. Fundamentos de Metodologia CientÃfica. 7° ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARSON, I, C, V.; DOS SANTOS, A, V. Podcast, Audacity, Youtube, Skypecast, Chat e Webquest: possibilidades didáctico-pedagógicas na Internet para o docente de lÃngua Inglesa. Educação, Formação & Tecnologias-ISSN 1646-933X, v. 1, n. 2, p. [40-49], 2008.
MILAN, S, G. EBERLE, L. CORSO, A. DE TONI, D. A qualidade em serviços e a satisfação de clientes: comparação entre a percepção de alunos de graduação e de pós-graduação de uma IES. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 8, n. 3, 2015.
MONDO, T, S; FIATES, G, G, S. TOURQUAL: Proposal of a Protocol For Quality Evaluation on Services at Tourist Attractions. BBR. Brazilian Business Review, v. 14, n. 4, p. 448-465, 2017.
RAMOS, J. L. Duarte,V.D., Carvalho, J.M., Ferreira, F.M. e Maio,V.M. Modelos e práticas de avaliação de recursos educativos digitais. Évora. Obtido de www. crie. min-edu. pt/files/@ crie/1156760262_sacausef2_vic. ppt, 2005.
REIS, I, C, S. A escala SERVQUAL modificada: avaliação da qualidade percebida do serviço de lazer oferecido por um complexo poliesportivo num parque florestal. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Florianópolis, 2001.
SANDHUSEN, R, L. Marketing Básico. Tradução Célio Knipel Moreira. 2° ed, São Paulo: Saraiva, 2006.
SLACK, N. CHAMBERS, S. JOHNSTON, R. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas 2002.
SILVA, D, Carlos; DA SILVA, J, G; FERREIRA, S, R. Análise da qualidade em serviços da área de gestão de pessoas: estudo de caso de uma organização do setor sucroenergético. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 8, n. 2, p. 1989-2004, 2017.
TINOCO, M, A, C. RIBEIRO, J, L, D. Estudo qualitativo dos principais atributos que determinam a percepção de qualidade e de preço dos consumidores de restaurantes a la carte. Gest. Prod., São Carlos, v. 15, n. 1, p. 73-87, jan.-abr. 2008.
VEIGA, L, S. FARIAS, J, S. Avaliação da Qualidade dos Serviços em uma Pousada com a Aplicação da Escala Servqual. Turismo - Visão e Ação - vol. 7 - n.2 p. 257 - 272 maio /ago. 2005.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.