PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇO PARA INCLUSÃO DE SURDOS NO MERCADO DE TRABALHO
Palavras-chave:
Processo de desenvolvimento de serviços, project-based learning, serviço de extensão universitária, inclusão, surdosResumo
Considerando a necessidade de inclusão social das pessoas com deficiência, este artigo objetiva descrever o processo de desenvolvimento de um serviço de extensão universitária para inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. Para isso, foram utilizados o modelo para o processo de desenvolvimento de serviços, a abordagem Kata de Melhoria e o Project-Based Learning - PBL. Também se utilizaram pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com os stakeholders para coleta de dados. As ferramentas de suporte ao processo de desenvolvimento do serviço foram: matriz de stakeholders, QFD, decomposição funcional, matriz morfológica, personas e service blueprint. Os principais resultados alcançados, além das especificações-meta, do conceito e processo do serviço, foram os aprendizados construídos por meio de um processo constante de reflexão, suportado pelas abordagens Kata de Melhoria e Project-Based Learning. Percebeu-se que a universidade pode utilizar a metodologia aplicada neste trabalho para desenvolver serviços de extensão, aumentando seu impacto positivo na sociedade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.