DEMORAS EXPONENCIALES EN MODELOS DE DINÁMICA INDUSTRIAL
Resumo
Analizamos en los modelos de Dinámica Industrial, las consecuencias de emplear demoras de diferentes órdenes. Consideramos el problema del inventario continuo y determinístico, demostramos que la incorporación de demoras de segundo orden o superior, no necesariamente mejora la respuesta del sistema, sino que introduce soluciones que no son deseables respecto al comportamiento real.
Referências
Jay Forrester, Industrial Dynamics, MIT Press, Cambridge (1961).
Hamdy A. Taha, Operations Research: An Introduction,9th Ed., Prentice Hall, New York(2011).
Frederick S. Hiller, Gerald J. Lieberman, Introduction to operations research, McGraw-Hill, New York, (2010).
Gregori. Gordon, Simulación de Sistemas, Diana, México, (1981).
V. L. M. Spiegler, M. M. Naim, Investigating sustained oscillations in nonlinear production and inventory control models, European Journal of Operational Research 261 (2017) 572-583.
D. R. Rasmussen, E. Mosekilde, Bifurcations and chaos in a genetic management model, European Journal of Operational Research 35 (1988) 80-88.
David Kincad, Ward Chenet, Numercal Analysis, Addison.Wesley, New York (1994).
Steven H. Strogatz, Nonlinear Dynamics and Chaos, Westview Press, Cambridge (2000).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.