Mapeamento de processo do relatório de não conformidade como fator preponderante para o controle estatístico e aumento da qualidade do produto oferecido aos clientes
Resumo
O principal propósito desta pesquisa é mostrar como o mapeamento de processo por meio de RNC (Relatório de Não Conformidade) pode diminuir a incidência de devolução de peças dos clientes para o fornecedor, estratificando os problemas em gráficos de controle e aplicando técnicas de qualidade para acompanhar o comportamento das variáveis que estão afetando a qualidade do produto final, diminuindo a credibilidade entre fornecedor e cliente. Os dados foram estratificados por setores, facilitando o mapeamento de onde se concentrava o foco do problema e a partir daí, escolhendo o setor com maior número de incidências de problemas. Foram aplicadas técnicas de controle que incluíram Gráfico de Pareto, diagrama de causa e efeito, mapeamento de processo e aplicação de testes em determinadas situações por períodos de 3 meses. Todas estas informações serviram como base para a criação de um procedimento na própria empresa estudada e todos os dados obtidos ficarão arquivados como histórico para novos estudos ou mudanças nos processos já existentes.
10.13084/2175-8018.v03n05a09Downloads
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