Análise preliminar da resistência à compressão de tijolos ecológicos fabricados no município de Ipaba
Palavras-chave:
Tijolo Ecológico, Resistência à Compressão, Medidas Corretivas, Sustentabilidade AmbientalResumo
Considerando a necessidade da construção de moradias que sejam capazes de atender aos requisitos de segurança, proteção ambiental e baixo custo, implementou-se estudo para verificar as características físico-químicas dos tijolos de terra crua (tijolos ecológicos) produzidos por uma empresa sediada em Ipaba, Minas Gerais. A empresa de pequeno porte utilizava mão de obra carcerária contribuindo para a reinserção daquelas pessoas no convívio social e no mercado de trabalho. Aplicou-se como parâmetro a resistência à compressão, sendo os ensaios sistematizados conforme os procedimentos exarados na Norma Brasileira, NBR 8492/1984, para o capeamento não colado. Os resultados foram comparados com os valores estabelecidos como satisfatórios pela NBR 8491/1984. Constatou-se não conformidades que denotavam situação de grave e iminente risco para a população, tornando inviável a comercialização do tijolo ecológico. Foram indicadas as principais medidas corretivas relativas à confecção dos tijolos ecológicos visando garantir a qualidade do produto final e manutenção do processo produtivo. Entende-se a relevância deste estudo frente as necessidades de desenvolvimento de ações capazes de contribuir para a sustentabilidade do planeta.
10.13084/2175-8018.v03n05a04
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.