A tecnologia de informação como ferramenta para otimização da qualidade nos serviços de saúde em Manaus-AM
Palavras-chave:
Processo de análise hierárquica, Tecnologia de informação, Qualidade, Tomada de decisão.Resumo
Este artigo trata do uso de tecnologia de informação (TI), através do método Analytic Hierarchy Process (AHP), como proposta de mudanças na dinâmica da administração, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Manaus. O objetivo deste trabalho foi mostrar que a TI possui relevância na tomada de decisão no que diz respeito à qualidade dos serviços de saúde prestados nos setores de enfermagem da UBS Dr. Geraldo Magela. Propondo uma aproximação do gestor com a realidade da unidade pesquisada. O método utilizado foi o AHP uma vez que, este é um processo de análise hierárquica que busca identificar melhor o problema e permitir assim a tomada de decisão. Na coleta de dados foram aplicados formulários-estruturados, e a estruturação do problema analisado e simulação do AHP foi realizado por meio do software Expertchoice 11. Os resultados da composição dos julgamentos apontam que a melhor alternativa para os usuários é o consultório de enfermagem, sendo que a cortesia e a confiabilidade são as características de qualidade nos serviços mais importantes. A aplicação do AHP aponta aos profissionais de saúde, o nível dos seus atendimentos, ao mesmo tempo permite ao gestor e ao chefe de enfermagem tomar decisões no que diz respeito à qualidade nos serviços oferecidos.
10.13084/2175-8018.v03n05a03Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.