A tecnologia de informação como ferramenta para otimização da qualidade nos serviços de saúde em Manaus-AM

Autores

  • Nilson Rodrigues Barreiros Universidade Federal do Amazonas
  • Thiago Maciel Neto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Nelson Kuwahara Universidade Federal do Amazonas
  • Mirian Buss Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Processo de análise hierárquica, Tecnologia de informação, Qualidade, Tomada de decisão.

Resumo

Este artigo trata do uso de tecnologia de informação (TI), através do método Analytic Hierarchy Process (AHP), como proposta de mudanças na dinâmica da administração, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Manaus. O objetivo deste trabalho foi mostrar que a TI possui relevância na tomada de decisão no que diz respeito à qualidade dos serviços de saúde prestados nos setores de enfermagem da UBS Dr. Geraldo Magela. Propondo uma aproximação do gestor com a realidade da unidade pesquisada. O método utilizado foi o AHP uma vez que, este é um processo de análise hierárquica que busca identificar melhor o problema e permitir assim a tomada de decisão. Na coleta de dados foram aplicados formulários-estruturados, e a estruturação do problema analisado e simulação do AHP foi realizado por meio do software Expertchoice 11. Os resultados da composição dos julgamentos apontam que a melhor alternativa para os usuários é o consultório de enfermagem, sendo que a cortesia e a confiabilidade são as características de qualidade nos serviços mais importantes. A aplicação do AHP aponta aos profissionais de saúde, o nível dos seus atendimentos, ao mesmo tempo permite ao gestor e ao chefe de enfermagem tomar decisões no que diz respeito à qualidade nos serviços oferecidos.   

10.13084/2175-8018.v03n05a03

Biografia do Autor

Nilson Rodrigues Barreiros, Universidade Federal do Amazonas

dr em engenharia de produção, vice diretor da faculdade de Tecnologia, Professor de engenharia de produção (metrologia, ergonomia, gestão da qualidade)

Thiago Maciel Neto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Engenharia de Produção (UFSC)

Nelson Kuwahara, Universidade Federal do Amazonas

Prof. Dr. do Curso de Design, tutor do PET design UFAM

Mirian Buss Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Engenharia de Produção

Downloads

Publicado

2011-07-21

Como Citar

Barreiros, N. R., Neto, T. M., Kuwahara, N., & Buss Gonçalves, M. (2011). A tecnologia de informação como ferramenta para otimização da qualidade nos serviços de saúde em Manaus-AM. beroamerican ournal of ndustrial ngineering, 3(5), 34–47. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/759