Otimização do refeitório de uma mineradora para o controle e distribuição dos horários de almoço
Resumo
Este trabalho é o resultado de um estudo de caso realizado no refeitório de uma mineradora e teve por objetivo apresentar os principais conceitos da estatística descritiva na resolução de problemas do dia-a-dia das empresas. A empresa em questão apresenta pontos críticos quanto ao fluxo de pessoas no refeitório, ou seja, existem horários de pico onde a demanda sobrepõe a oferta ocasionando uma série de problemas. Em vista disso, foi necessário o estudo de um mecanismo mais viável que permitiu a resolução do problema sem a necessidade de custos elevados. O passo primordial foi obter o tempo de permanência de cada funcionário dentro do refeitório por meio de coletores de dados desenvolvidos para leitura de cartões magnéticos. Para tratar estes dados foi utilizada a estatística descritiva, ferramenta do Microsoft Excel, que permitiu o cálculo das médias com seus respectivos desvios padrões, permitindo assim a distribuição dos horários de almoço por gerência de área de trabalho por meio de um cronograma. A metodologia mostrou ser eficaz pelo fato de permitir uma distribuição linear sem a utilização da capacidade máxima do local, com a possibilidade de se atender a atual demanda com o intervalo de almoço disponibilizado reduzido.
10.13084/2175-8018.v03n05a11Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.