Quais itens incluir em um questionário para avaliar a qualidade em serviços?

Autores

  • Tiago José Menezes Gonçalves Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA
  • Mischel Carmen Neyra Belderrain Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA
  • André Luís Policani Freitas Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF

Palavras-chave:

Construção de Questionários, Value Focused Thinking, Objetivos de Desempenho da Qualidade, Elicitação de Valores

Resumo

A identificação dos itens a serem avaliados no processo de medição da qualidade em serviços representa um grande desafio aos pesquisadores, já que a realização de medições irrelevantes para o cliente pode comprometer o sucesso do processo de melhoria da qualidade. Neste contexto, este trabalho propõe a aplicação de uma abordagem para a identificação dos itens a serem avaliados neste processo baseada no Value Focused Thinking – VFT (KEENEY, 1992, 1994, 1996), denominada como VFT-SQ (Service Quality). Esta abordagem visa elicitar os aspectos do serviço que representam maior valor para o cliente através da identificação de objetivos de desempenho da qualidade, de onde são elaborados os itens para a composição do questionário de pesquisa. Para alcançar este objetivo, a abordagem proposta foi realizada em um restaurante universitário, a qual possibilitou elicitar os itens considerados mais relevantes de acordo com os valores pessoais de seu grupo de clientes. A abordagem proposta permitiu concluir o processo de construção do questionário de pesquisa, permitindo confirmar sua aplicabilidade em estudos desta natureza.   10.13084/2175-8018.v03n05a17

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Publicado

2011-07-21

Edição

Seção

Artigos