Pilar de controle inicial do TPM como ferramenta de maximização de projetos – proposta de modelo de implantação
Resumo
Nestas últimas décadas inúmeras ferramentas foram introduzidas no cenário das organizações, buscado cada um a sua maneira um único resultado, o de melhorar ou maximizar os resultados. Na manutenção industrial não foi diferente, também em seu cenário de atuação, várias destas ferramentas buscaram melhorar ou mesmo atualizar sua forma de atuação, projetando-o para um setor, que estrategicamente, pode ser considerado um diferencial. Neste trabalho de pesquisa, buscar-se-á apresentar e discutir uma destas ferramentas, a denominada de TPM – Manutenção Produtiva Local, que se estrutura em oito diferentes vertentes de atuação (ou pilares, como são denominados), mas que para sua implantação não exige que todos sejam efetivamente implantados, fazendo com que, alguns, mesmo importantes, sejam deixados de lado por desconhecimento da importância ou mesmo dos resultados que podem oferecer. Assim, este trabalho irá propor um modelo para implantação do pilar de CI – Controle Inicial, que visa praticar a “Prevenção da Manutenção” atuando nos projetos durante sua concepção e construção, pilar este diretamente relacionado com a confiabilidade e manutenabilidade dos equipamentos e sistemas instalados. 10.13084/2175-8018.v03n05a13Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.