REDES DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E A TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO INTERORGANIZACIONAL
Resumo
Para micro e pequenas empresas [MPEs] se manterem competitivas em um mundo cada vez mais globalizado, é imprescindível a melhoria contínua em todos os aspectos da organização. Isto, por sua vez, pode se mostrar uma tarefa desafiadora, visto que esse tipo de empresa possui limitações de recursos. Uma forma de superar esse desafio e se manter competitiva é formando redes de empresas com características semelhantes. Essa concepção de rede traz vantagens competitivas para todas as empresas envolvidas, uma vez que trabalham juntas para alcançar soluções para obstáculos coletivos. Este artigo tem como objetivo avaliar a transferência de conhecimento dentro de uma rede de pequenas empresas da construção civil. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada revisão de literatura sobre o tema e coletados dados por meio de questionário em uma amostragem por conveniência. A partir dos dados coletados pôde-se inferir que as empresas estudadas percebem o valor da formação de redes de empresas, porém não estão dispostas a compartilhar os dados críticos e estratégicos necessários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Iberoamerican Journal of Industrial Engineering
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.