AVALIAÇÃO DA MATURIDADE DE UMA REDE DE EMPRESAS DE PRODUÇÃO DE CACHAÇA
Resumo
Uma Indicação Geográfica forte passa com certeza pelo processo de formação da rede de empresas produtoras e sua relação com entidades governamentais e institucionais da região de abrangência. A medição do grau de maturidade da rede é fundamental para se avaliar o desenvolvimento de redes com Indicação Geográfica obtida ou em processo de obtenção. O objetivo do presente artigo é apresentar a maturidade de uma associação de micro e pequenas empresas produtoras de Cachaça em Santa Catarina, através de um modelo de maturidade de redes de empresas, com aplicação em redes em processo de obtenção de Indicação Geográfica. Uma comparação é feita com outras redes avaliadas, mais antigas e desenvolvidas, evidenciando a defasagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Iberoamerican Journal of Industrial Engineering
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.