AVALIAÇÃO DA MATURIDADE DE UMA REDE DE EMPRESAS DE PRODUÇÃO DE CACHAÇA

Autores

  • Willian dos Santos Celsc Distribuição SA
  • Vanderlei Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paula Malburg Rebelo Lear Corporation / Engenharia de Projetos
  • Thaís Guerra Braga Ifood

Resumo

Uma Indicação Geográfica forte passa com certeza pelo processo de formação da rede de empresas produtoras e sua relação com entidades governamentais e institucionais da região de abrangência. A medição do grau de maturidade da rede é fundamental para se avaliar o desenvolvimento de redes com Indicação Geográfica obtida ou em processo de obtenção. O objetivo do presente artigo é apresentar a maturidade de uma associação de micro e pequenas empresas produtoras de Cachaça em Santa Catarina, através de um modelo de maturidade de redes de empresas, com aplicação em redes em processo de obtenção de Indicação Geográfica.  Uma comparação é feita com outras redes avaliadas, mais antigas e desenvolvidas, evidenciando a defasagem.

Biografia do Autor

Willian dos Santos, Celsc Distribuição SA

Engenheiro de Produção Elétrica especialista  em Projetos de Eficiência Energética PROPEE ANEEL

Vanderlei Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Especialização em Engenharia de Produção na UNIVILLE

Mestrando em Engenharia de Produção UFSC

Paula Malburg Rebelo, Lear Corporation / Engenharia de Projetos

Graduação em Engenharia de Produção na UNIVALI e Mestrado em Engenharia Têxtil na UFSC

Thaís Guerra Braga, Ifood

Mestrado em Engenharia de Produção na UFSC

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

dos Santos, W. ., Gonçalves, V., Malburg Rebelo, P. ., & Guerra Braga, T. (2024). AVALIAÇÃO DA MATURIDADE DE UMA REDE DE EMPRESAS DE PRODUÇÃO DE CACHAÇA. beroamerican ournal of ndustrial ngineering, 16(31). ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/6470