CUSTEIO POR ABSORÇÃO COM DEPARTAMENTALIZAÇÃO

IMPLEMENTAÇÃO EM UM INSTITUTO TÉCNICO DE ENSINO

Autores

  • Jéssica Maria Damião de Arruda Câmara Instituto Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-6066-7606
  • Mariana Rodrigues Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

A adoção de um sistema de custeio não deve ser exclusividade de organizações privadas, o seu uso por órgãos públicos se faz relevante, uma vez que pode demonstrar como investimentos são destinados e também garantir a melhoria da gestão. Nesse contexto, a aplicação de um sistema de custeio é de fundamental importância para dar suporte à tomada de decisão. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo propor a adoção de um método de custeio para um instituto de ensino técnico, com o propósito de determinar o custo mensal de um aluno por curso durante cinco meses de 2019. Para isso, foi utilizado o método denominado Custeio por Absorção com Departamentalização, foram coletadas informações em sistemas financeiros do governo e do próprio instituto. Desta maneira, em relação à metodologia utilizada, este trabalho é caracterizado como uma pesquisa aplicada, com abordagem combinada, ou seja, qualitativa-quantitativa, com objetivo exploratório, utilizando-se do método de estudo de caso. Como resultado, foi possível obter o custo unitário do aluno por curso por mês, mostrando a aplicabilidade do método de custeio no contexto em estudo e, também, permitindo a maior transparência da aplicação dos recursos públicos. Como conclusão, observou-se que, apesar de o órgão não adotar um sistema de custeio, as ações gerenciais adotadas nos meses estudados pouco impactaram os custos, uma vez que o custo unitário sofreu pouca oscilação nos períodos analisados.

DOI: 10.29327/263987.14.28-1

Biografia do Autor

Jéssica Maria Damião de Arruda Câmara, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutora, mestre e Engenheira Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Engenheira de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Professora do ensino superior e técnico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) campus São Gonçalo do Amarante.

Mariana Rodrigues Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), mestrado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (2007), na Universidade de São Paulo (USP), doutorado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (2010), na Universidade de São Paulo (USP), pós-doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, a professora é Associada II com dedicação exclusiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no departamento de Engenharia de Produção. Na pós graduação, atua como coordenadora da pós-graduação do programa de mestrado na engenharia de produção (PEP). Coordena ,atualmente, o projeto financiado pelo CNPq para estímulo para o desenvolvimento para meninas no setor aeroespacial juntamente com cinco escolas municipais. Tem experiência e publicações na área de Engenharia de Produção, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Data Envelopment Analysis (DEA), Indice Malmquist, Inovação tecnológica, Empreendedorismo, Pequena empresa, Programas governamentais, Projetos de investimentos, Economia e custos industriais/ governamentais.

Downloads

Publicado

2023-01-23

Como Citar

Câmara, J. M. D. de A., & Almeida, M. R. (2023). CUSTEIO POR ABSORÇÃO COM DEPARTAMENTALIZAÇÃO: IMPLEMENTAÇÃO EM UM INSTITUTO TÉCNICO DE ENSINO. beroamerican ournal of ndustrial ngineering, 14(28). ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/6243