MARKETING DIGITAL EM RESTAURANTES: DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA COLABORATIVA PARA PEQUENAS CIDADES

Autores

  • Jadson Maia Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau
  • Fabiano Nogueira Cordeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau
  • João Helis Bernardo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau

Palavras-chave:

Marketing Digital, Marketing Colaborativo, Restaurantes, Desenvolvimento Web.

Resumo

O mercado gastronômico tem utilizado cada vez mais o marketing digital por meio de aplicativos de smartphone e páginas digitais, a fim de potencializar as suas vendas a partir da divulgação digital dos seus produtos e serviços. Aplicativos de entrega de comidas e ferramentas online de divulgação, por exemplo, estão sendo cada vez mais utilizados nos estabelecimentos alimentícios das grandes cidades. Todavia, o setor gastronômico em pequenas cidades do Brasil, em geral, ainda não tem utilizado estas estratégias digitais dentro do seu processo de marketing, apesar de grande parte da população da zona rural e de pequenas cidades do Brasil já terem acesso à internet e utilizarem esse mecanismo para a realização de compras. Neste contexto, o presente trabalho utilizou uma pesquisa aplicada para desenvolver uma ferramenta colaborativa para marketing digital de estabelecimentos alimentícios das pequenas cidades do Brasil. Como resultado, foi criado o sistema web denominado Cardápios Online. O sistema ainda deve ter sua implantação em um ambiente de produção a fim de realizar a sua avaliação a partir de um ambiente real.

DOI:  10.29327/263987.14.27-1

Biografia do Autor

Jadson Maia Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau

Discente do Curso Técnico Integrado em Informática – Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Macau.

Fabiano Nogueira Cordeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau

Professor de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Macau

João Helis Bernardo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau

Professor de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Macau

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

Silva, J. M., Cordeiro, F. N., & Bernardo, J. H. (2022). MARKETING DIGITAL EM RESTAURANTES: DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA COLABORATIVA PARA PEQUENAS CIDADES. beroamerican ournal of ndustrial ngineering, 14(27). ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/5973