Gestão estratégica e financeira das instituições de ensino superior: um estudo de caso

Autores

  • Jamerson Viegas Queiroz UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
  • Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Hélio Roberto Hékis Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Gestão Estratégica, Gestão Financeira, Balanced Scorecard, Educação.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e implantar uma metodologia de integração entre o planejamento estratégico e o planejamento financeiro. Busca-seevidenciar as etapas para a formulação das estratégias de uma Instituição de Ensino Superior. Pretende-se ainda, apresentar o mapa estratégico adaptando as perspectivas do Balanced Scorecard (BSC)para a realidade das organizações acadêmicas. A metodologia utilizada compreende a apresentação de um estudo de caso implantado em uma Universidade em Santa Catarina, descrevendo os passos necessários para a implantação de um sistema eficiente e moderno de planejamento alinhado à medição do desempenho organizacional.Justifica-se este trabalho em função do crescimento acelerado do número de IES no Brasil aliado ao crescimento da demanda que tem ensejado o acréscimo da competitividade num setor até pouco tempo atrás acostumado com técnicas de gestão arcaicas. Os resultados apresentados evidenciam a importância da integração da estratégia com o orçamento e as facilidades do uso do BSC na construção do mapa estratégico e alinhamento da organização na busca de indicadores para a mensuração do desempenho.   10.13084/2175-8018.v03n05a07

Biografia do Autor

Jamerson Viegas Queiroz, UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade da Amazônia (1996). Teve sua primeira experiência como professor universitário em 1999 na Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (UNESC). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do mestrado em Engenharia de Produção da UFRN. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em elaboração e analise de projetos de fomento nacional e internacional, Macroeconomia e Microeconomia. Atua em pesquisas que tem como foco os seguintes temas: Capitação de recursos, gestão estratégica e gestão universitária e hospitalar

Downloads

Publicado

2011-07-21

Edição

Seção

Artigos