CUSTEIO VARIÁVEL: UMA FERRAMENTA DE GESTÃO NA IDENTIFICAÇÃO DOS CUSTOS OPERACIONAIS DE UMA PROPRIEDADE AGROPECUÁRIA
Palavras-chave:
Gestão de Custos, Custeio Variável, PecuáriaResumo
A pecuária brasileira vive um momento de grande expansão, devido o aumento de consumo e a busca de melhor qualidade do que é produzido. Para tanto, deve o produtor estar bem informado sobre as condições de mercado para os produtos da pecuária, bem como conhecer as condições dos recursos naturais de seu estabelecimento rural. Sendo assim a exploração da atividade pecuária, com maior giro e investimento, demanda mais controle, através de ferramentas de gestão de custos. O controle dos custos também se torna uma ferramenta que auxilia na tomada de decisão, a fim de maximizar os lucrose propiciar o crescimento da atividade rural. O objetivo geral desse estudo é autilizaçãoe aplicação do método de custeio variável com as informações da atividade de exploração da pecuária bovina na Fazenda Irapuá, tendo por referência os períodos de outubro, novembro e dezembro do ano de 2015 e janeiro, fevereiro e março do ano de 2016. O estudo foca na identificação da lucratividade e visa auxiliar na redução dos custos.Com abordagem descritiva o trabalho se caracterizou como um estudo de caso.Com base no objetivo identificou-se como resultados as margens de contribuição de cada animal, através do método de custeio variável no período analisado da propriedade rural estudada. Conclui-se que a propriedade deve praticar controles internos para maior verificação dos custos incorridos, e que a mesma esta praticando preço próximo ou superior ao ideal. Quanto a lucratividade esta foi apurada de maneira positiva.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS EXPORTADORAS DE CARNES.DisponÃvel em: <http://www.abiec.com.br/3_pecuaria.asp> Acesso em: 13 de julho de 2016.
BARBOSA, Emerson Schneider. Proposta de Sistemática para Avaliação e Controle de Custos em Propriedade Rurais – O Caso de uma Empresa de Criação de Gado. Publicado na Revista UFGRS, Porto Alegre, 2004.
BEUREN, Ilse Maria (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática I. São Paulo: Atlas, 2003.
BORNIA, Antônio Cézar Bonina. Análise Gerencial de Custos. 1ªEd. São Paulo: Bookman, 2002.
CANZIANI, Jose R. F. Assessoria Administrativa a Produtores Rurais no Brasil. Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz, 2001.
CANZIANI, J. R. F. O cálculo e a análise do custo de produção para fins de gerenciamento e tomada de decisão nas propriedades rurais. Material didático. 2001.
CENTRO DE PRODUÇÕES TECNICAS. DisponÃvel em: <http://www.cpt.com.br/cursos-bovinos-gadodecorte/artigos/melhoramento genetico-proporcionam-ganhos-acelerados-pecuaria-corte.> Acesso em: 13 de julho de 2016.
CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Rural. 7ª Ed. São Paulo: Atlas 2012.
CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso Básico de Contabilidade de Custos. 2ª Ed. São Paulo: Atlas 2002a.
FABRETTI, Láudio Camargo. Contabilidade Tributária. 12ª Ed.São Paulo: Atlas, 2012.
FAZENDAS IRAPUÃ. DisponÃvel em: <http://www.fazendasirapua.com.br/fazenda/hereford> Acesso em 13 de julho 2016.
FONTOURA, Fernando Batista Bandeira da. Gestão de Custos. 1ª Ed. São Paulo: Atlas, 2013.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GOTTSCHALL, C. S. Indicadores de Produtividade em Rebanhos de Bovinos de Corte e Leite. In: Bovinocultura – PROMEVET – Programa de Atualização em Medicina Veterinária. Artmed/ Panamericana Editora Ltda, 1ª ed. Porto Alegre. 2008.
MARION, José Carlos. Contabilidade Rural. 13ª Ed. São Paulo: Atlas 2012.
MINAYO, Maria CecÃlia de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 32ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
NEPOMUCENO, Fernando. Contabilidade Rural e seus Custos de Produção.1ª Ed. São Paulo: IOB-Thomson, 2004.
OAIGEN, Ricardo Pedroso. Utilização do Método dos Centros de Custos na Pecuária de Cria. Publicado na Revista Brasileira de Zootecnia. Porto Alegre, 2007.
SECRETARIA DA AGRICULTURA DO ESTADO PARANA. DisponÃvel em: <http://www.agricultura.pr.gov.br/arquivos/File/deral/cenariopc.pdf.> Acesso em 13 de julho de 2016.
RAZA, Cláudio. Objetivo e finalidade da contabilidade gerencial, outubro/2006. DisponÃvel em http://www.administradores.com.br/artigos/12739/. Acesso em 25 de julho 2016.
RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade de Custos.2ªEd. São Paulo: Saraiva, 2011.
RICHARDSON, Robert Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SANTOS, Joel José. Contabilidade e Analise de Custos: Modelo Contábil, Métodos de Depreciação, ABC, Custeio Baseado em Atividades, Analise Atualizada de Encargos Sociais dobre Salários, Custos sobre Compras e Vendas. 6ª Ed.São Paulo: Atlas, 2011a.
SANTOS, Gilberto Jose dos; MARION, José Carlos; SEGATTI, Sonia. Administração de Custos na Agropecuária.4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.
VICECONTI, Paulo Eduardo Vilchez; NEVES, Silvério. Contabilidade de Custos.11ªEd. São Paulo: Saraiva, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.