CUSTEIO VARIÁVEL: UMA FERRAMENTA DE GESTÃO NA IDENTIFICAÇÃO DOS CUSTOS OPERACIONAIS DE UMA PROPRIEDADE AGROPECUÁRIA

Autores

  • Priscila S. de Lima Martins
  • Cláudia De Freitas Michelin Universidade Luterana do Brasil
  • Cristiane Krüger Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Gestão de Custos, Custeio Variável, Pecuária

Resumo

A pecuária brasileira vive um momento de grande expansão, devido o aumento de consumo e a busca de melhor qualidade do que é produzido. Para tanto, deve o produtor estar bem informado sobre as condições de mercado para os produtos da pecuária, bem como conhecer as condições dos recursos naturais de seu estabelecimento rural. Sendo assim a exploração da atividade pecuária, com maior giro e investimento, demanda mais controle, através de ferramentas de gestão de custos. O controle dos custos também se torna uma ferramenta que auxilia na tomada de decisão, a fim de maximizar os lucrose propiciar o crescimento da atividade rural. O objetivo geral desse estudo é autilizaçãoe aplicação do método de custeio variável com as informações da atividade de exploração da pecuária bovina na Fazenda Irapuá, tendo por referência os períodos de outubro, novembro e dezembro do ano de 2015 e janeiro, fevereiro e março do ano de 2016. O estudo foca na identificação da lucratividade e visa auxiliar na redução dos custos.Com abordagem descritiva o trabalho se caracterizou como um estudo de caso.Com base no objetivo identificou-se como resultados as margens de contribuição de cada animal, através do método de custeio variável no período analisado da propriedade rural estudada. Conclui-se que a propriedade deve praticar controles internos para maior verificação dos custos incorridos, e que a mesma esta praticando preço próximo ou superior ao ideal. Quanto a lucratividade esta foi apurada de maneira positiva.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS EXPORTADORAS DE CARNES.Disponível em: <http://www.abiec.com.br/3_pecuaria.asp> Acesso em: 13 de julho de 2016.

BARBOSA, Emerson Schneider. Proposta de Sistemática para Avaliação e Controle de Custos em Propriedade Rurais – O Caso de uma Empresa de Criação de Gado. Publicado na Revista UFGRS, Porto Alegre, 2004.

BEUREN, Ilse Maria (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática I. São Paulo: Atlas, 2003.

BORNIA, Antônio Cézar Bonina. Análise Gerencial de Custos. 1ªEd. São Paulo: Bookman, 2002.

CANZIANI, Jose R. F. Assessoria Administrativa a Produtores Rurais no Brasil. Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz, 2001.

CANZIANI, J. R. F. O cálculo e a análise do custo de produção para fins de gerenciamento e tomada de decisão nas propriedades rurais. Material didático. 2001.

CENTRO DE PRODUÇÕES TECNICAS. Disponível em: <http://www.cpt.com.br/cursos-bovinos-gadodecorte/artigos/melhoramento genetico-proporcionam-ganhos-acelerados-pecuaria-corte.> Acesso em: 13 de julho de 2016.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Rural. 7ª Ed. São Paulo: Atlas 2012.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso Básico de Contabilidade de Custos. 2ª Ed. São Paulo: Atlas 2002a.

FABRETTI, Láudio Camargo. Contabilidade Tributária. 12ª Ed.São Paulo: Atlas, 2012.

FAZENDAS IRAPUÁ. Disponível em: <http://www.fazendasirapua.com.br/fazenda/hereford> Acesso em 13 de julho 2016.

FONTOURA, Fernando Batista Bandeira da. Gestão de Custos. 1ª Ed. São Paulo: Atlas, 2013.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOTTSCHALL, C. S. Indicadores de Produtividade em Rebanhos de Bovinos de Corte e Leite. In: Bovinocultura – PROMEVET – Programa de Atualização em Medicina Veterinária. Artmed/ Panamericana Editora Ltda, 1ª ed. Porto Alegre. 2008.

MARION, José Carlos. Contabilidade Rural. 13ª Ed. São Paulo: Atlas 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 32ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

NEPOMUCENO, Fernando. Contabilidade Rural e seus Custos de Produção.1ª Ed. São Paulo: IOB-Thomson, 2004.

OAIGEN, Ricardo Pedroso. Utilização do Método dos Centros de Custos na Pecuária de Cria. Publicado na Revista Brasileira de Zootecnia. Porto Alegre, 2007.

SECRETARIA DA AGRICULTURA DO ESTADO PARANA. Disponível em: <http://www.agricultura.pr.gov.br/arquivos/File/deral/cenariopc.pdf.> Acesso em 13 de julho de 2016.

RAZA, Cláudio. Objetivo e finalidade da contabilidade gerencial, outubro/2006. Disponível em http://www.administradores.com.br/artigos/12739/. Acesso em 25 de julho 2016.

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade de Custos.2ªEd. São Paulo: Saraiva, 2011.

RICHARDSON, Robert Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SANTOS, Joel José. Contabilidade e Analise de Custos: Modelo Contábil, Métodos de Depreciação, ABC, Custeio Baseado em Atividades, Analise Atualizada de Encargos Sociais dobre Salários, Custos sobre Compras e Vendas. 6ª Ed.São Paulo: Atlas, 2011a.

SANTOS, Gilberto Jose dos; MARION, José Carlos; SEGATTI, Sonia. Administração de Custos na Agropecuária.4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

VICECONTI, Paulo Eduardo Vilchez; NEVES, Silvério. Contabilidade de Custos.11ªEd. São Paulo: Saraiva, 2013.

Downloads

Publicado

2020-01-16

Edição

Seção

Artigos