Lean thinking na construção civil: estudo da utilização de ferramentas da filosofia lean em diferentes fluxos da construção civil

Autores

  • Marta Schmidt Pfaffenzeller Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Glauco Garcia Martins Pereira da Silva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Arthur Leite de Barros Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Gabriel Shinji Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Marcos Pascotto Salles Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Palavras-chave:

Lean Thinking, Construção Enxuta, Revisão da literatura

Resumo

O lean thinking é uma filosofia que foi criada com o propósito de aumentar a eficiência e eficácia dos processos produtivos industriais por meio da eliminação de atividades que não agreguem valor ao produto final por meio da utilização de algumas ferramentas. Por apresentar grandes diferenças em relação sistema de manufatura, o setor da construção civil necessita de uma série de adaptações para que a implementação dessa filosofia seja possível. Este trabalho visa, por meio de uma revisão da literatura, elencar ferramentas do leanaplicadas na construção civil. Nesta pesquisa foram identificadas e discutidas ferramentas dentro de dois fluxos da construção civil: projetos e obra. Considera-se que, por meio desta pesquisa, acadêmicos e práticos terão acesso às possíveis ferramentas a serem investigadas ou aplicadas na vida real.   

10.13084/2175-8018/ijie.v7n14ep86-107

Biografia do Autor

Marta Schmidt Pfaffenzeller, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Graduanda, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, estudante, Departamento de Engenharia de Produção, DEPS,

Glauco Garcia Martins Pereira da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Doutor, professor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, professor, Departamento de Engenharia de Produção, DEPS.

Arthur Leite de Barros, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Graduando, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, estudante, Departamento de Engenharia de Produção, DEPS.

Gabriel Shinji, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Graduando, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, estudante, Departamento de Engenharia de Produção, DEPS.

Marcos Pascotto Salles, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Graduando, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, estudante, Departamento de Engenharia de Produção, DEPS.

Referências

ALVES, G. A.; CRUZ, A.L.L. Modelo para acompanhamento de produção utilizando a Técnica do Valor Agregado (TVA). 2010. In: Anais eletrônicos... IETEC. Disponível em:<http://migre.me/gxJrX>

ANTUNES, A. Logística no canteiro de obras, utilizando os princípios da construção enxuta. São Paulo, 2012.

ARANTES, P. Lean Construction: filosofia e metodologias. 2008. Dissertação, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Lisboa, Portugal, 2008.

BERTELSEN, S. Lean Construction: Where are we how to proceed? Lean Construction Journal, v.1, p. 46-69, 2004.

CARNEIRO, A. Q. Estudo sobre a aplicação do conceito de células de produção na construção civil. Fortaleza, 2007.

CHIBINSKI, Murilo. Modelo de planejamento baseado no conceito do last planner como apoio à implementação da lean construction em obras de edificações. 2012. 191f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

DA SILVA JUNIOR, O.; BORGES JUNIOR, C. Roteiro para elaboração do planejamento da produção de empreendimentos da indústria da construção civil, segundo os princípios da construção enxuta. VII SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Anais..., UERJ. Rio de Janeiro, 2010.

FONTANINI, P. S. P. Mentalidade enxuta no fluxo de suprimentos da construção civil - Aplicação de macro mapeamento na cadeia de fornecedores de esquadrias de alumínio. 2004. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP, 2004.

FUTATA, M. Breve análise sobre o toyotismo: modelo japonês de produção. Revista Espaço Acadêmico, n. 47, Abril de 2005. Disponível em: < http://migre.me/gMPLc> Acesso em: 20/11/2013.

GONÇALVES, W.K.F. Utilização de técnicas lean e just in time na gestão de empreendimento e obras. Lisboa. IFT, 2009.

BAIDEK, J. G Planejamento executivo de projetos em estrutura metálica pelo método VPM: um estudo de caso. In: XXIV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENEGEP, Anais..., ABEPRO, Florianópolis SC, 2004.

LUZZI, A. Uma abordagem para projetos de layout industrial em sistemas de produção enxuta: um estudo de caso. 2004. Dissertação. 107f. (Mestrado em Engenharia de Produção) – UFRG, Porto Alegre, 2004.

MATTOS, A. DELARUE, Ricardo. Produtividade e Valor Agregado. Revista Mundo PM, n. 41, Outubro de 2011.

MICHELIS, Mauro Henrique. Avaliação da aplicação de conceitos do lean construction no planejamento e gestão de uma obra residencial multipavimentos em Curitiba - PR. 2013. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

MOREIRA, M.P.; FERNANDES, F.C.F. Avaliação do mapeamento do fluxo de valor como ferramenta da produção enxuta por meio de um estudo de caso. In: XXI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENEGEP, Anais... Foz do Iguaçu, 2001.

MOREIRA, S.P. Aplicação das ferramentas lean: caso de estudo. 2011. Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica. Lisboa, 2011.

MOTA, B. P.; ALVES, T. C. L. Implementação do pensamento enxuto através do projeto do sistema de produção: estudo de caso na construção civil. In: XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENEGEP, 2008. Anais... São Paulo, 2008.

NUNES, I. Aplicação de Ferramentas Lean no Planejamento de Obras. 2010f. Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil. Lisboa, Portugal, 2010.

ROCHA, E. M. Fibra Engenharia. São Paulo, 2003. Disponível em: <http://migre.me/gMMqE> Acesso em: 20/11/2013.

SCHMITT, M. Ferramenta de Gerencia de Projetos como Recursos de Aprendizagem. 138f. 2011. Tese. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRG, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2011.

TONIN, L. A. P.; SCHAEFER, C. O. Diagnóstico e Aplicação da Lean Construction em Construtora. Iniciação Científica CESUMAR, v. 15, n. 1, p. 23-31, 2013.

VARGAS, Carlos Luciano S.; VARGAS, Leandro M. Planejamento de atividades repetitivas em obras de construção civil utilizando a técnica da Linha de Balanço e programas de gerenciamento de projetos: um estudo de caso. In: XIX SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, SIMPEP, Anais..., Bauru: UNESP, 2012.

VIVAN, A. L.; PALIARI, J. C.; NOVAES, C. C. Vantagem Produtiva do Sistema Light Steel Framing: da construção enxuta à racionalização construtiva. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÃDO, ENTAC, ANTAC, Canela, Anais…, Canela, Porto Alegre, 2010.

WOMACK, J. P.; JONES, D. T.; ROOS, D. A máquina que mudou o mundo. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus Ltda., 1992.

Downloads

Publicado

2015-11-20

Como Citar

Schmidt Pfaffenzeller, M., Garcia Martins Pereira da Silva, G., Leite de Barros, A., Shinji, G., & Pascotto Salles, M. (2015). Lean thinking na construção civil: estudo da utilização de ferramentas da filosofia lean em diferentes fluxos da construção civil. beroamerican ournal of ndustrial ngineering, 7(14), 86–107. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/3765