Análise de riscos: identificação e descrição dos riscos no desenvolvimento de um empreendimento imobiliário na visão de um investidor não gestor
Palavras-chave:
Análise de riscos, Gerenciamento de riscos. Empreendimentos imobiliáriosResumo
O presente trabalho apresenta de forma sucinta a aplicação de uma metodologia de análise de riscos para identificar e descrever os principais riscos aos quais investidores estão sujeitos na participação em empreendimentos da construção civil voltados ao setor privado. Para isso o setor da construção civil é brevemente descrito onde são apresentadas as principais formas de associação disponíveis para se participar como investidor neste tipo de negócio. Dentro destas organizações, é dado foco sobre os investidores não técnicos, que são os investidores de capital que não necessariamente possuem conhecimento sobre a Engenharia Civil e nem atuam como participantes de empresas especialistas nesta área. A identificação dos riscos foi feita por meio de pesquisas na literatura do setor, entrevistas com profissionais da área e ainda por meio do estudo do caso de um edifício residencial. A metodologia aplicada tem como referência os processos de Gerenciamento de Riscos do Project Management Institute (PMI) e ainda outras referências importantes para a área. O estudo restringiu-se à análise dos riscos, sem englobar as etapas seguintes do gerenciamento de riscos. Os riscos do empreendimento foram categorizados em riscos técnicos, organizacionais, de gerenciamento de projetos e externos e a seguir descritos, apontando-se os principais impactos e ainda e das preocupações que devem ser tomadas pelos investidores.
Referências
ANVUUR, A.M.; KUMARASWAMY, M.M. Conceptual model of partnering and alliancing. Journal of Construction Engineering and Management, v. 133, n. 3, 2007.
ASSAF, A. N. Mercado Financeiro. 10° ed., São Paulo: Atlas, 2011.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR ISO 31000. Gestão de Riscos: princÃpios e diretrizes. 2009.
AZEVEDO, R.C. et al. Avaliação de desempenho do processo de orçamento: estudo de caso em uma obra de construção civil. Porto Alegre: Ambiente ConstruÃdo, 2011.
CREPALDI, S.A. Contabilidade gerencial: teoria e prática. São Paulo: Atlas, p. 27, 1998.
DAFT, R.L. Administração: 6 ed. São Paulo: Pioneira, p. 125, 2005.
DOONAN, P.F. Fishing and risk management. New York: Risk Management. v. 48, n. 12, p 48, dez. 2001.
DORNELAS, J. C. A. Transformando ideias e negócios. 2° ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
FINNERTY, John D. Project finance: engenharia financeira baseada em ativos. Editora Qualitymark, Rio de Janeiro, 1998.
GOLDMAN, P. Introdução ao planejamento e controle de custos na construção civil brasileira. 4. ed., São Paulo: Pini, 2004.
HISRICH, R.; PETERS, M. Empreendedorismo. 5. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
International Organization for Standardization - ISO. IEC/FDIS 31010. Risk management: Risk assessment techniques, 2009.
LIMA JR, J.R. Análises econômica de empreendimentos de longo horizonte de maturação: indicadores avançados para análise da qualidade do investimento. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP, Departamento de Engenharia de Construção Civil. São Paulo, 2001.
MAI, A. F. O Perfil do empreendedor versus a mortalidade das micro e pequenas empresas comerciais do municÃpio de Aracruz/ES. 2006. Dissertação de Mestrado. FUCAPE, Vitória.
MAIA, F. Sociedade de Propósito Especifico. 2010.DisponÃvel em: <http://www.precisao.eng.br/fmnresp/spe.htm>. Acesso em: 21 set. 2014.
PLISSON, J. et al. An Ontology for Virtual Organization Breeding Environments. IEEE transactions on systems, man, and cybernetics – part c: applications and reviews. v. 37, n. 6, Pages1327-1341, 2007.
POSSI, M. Capacitação em Gerenciamento de Projetos. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Brasport, 2004.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMI. Um Guia do Conjunto de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos – PMBOK. 5. ed. Pennsylvania, 2013.
SÃBADA, S. et al. Project risk management methodology for small firms. International Journal of Project Management, v. 32, n. 2, p. 327-340, 2014.
SANTA CATARINA, A. Análise de Riscos em Projetos de Infra-estrutura: modelando a interface entre o gerenciamento de riscos de investidores e gestores em dois projetos do setor elétrico brasileiro. 2008. 156 p. Tese (Doutorado em Engenharia) – Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
SINDICATO DA INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL. SINDUSCON-SP/FGV. Construção estima crescer 2,8% em 2014. 2014. DisponÃvel em:<http://www.sindusconsp.com.br/msg2.asp?id=7029>. Acesso em: 28 maio 2014.
______Conjuntura da construção civil. Ano XIII, No. 1. Março de 2015. São Paulo - SP.
TAILLANDIER, F. et al. A multi-agent model to manage risks in construction project (SMACC). Automation in Construction, v. 58, p. 1-18, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.