O uso da notação BPMN no ensino de simulação de sistemas

Autores

  • Ricardo Villarroel Dávalos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Mônica Mendes Luna Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Deyvid Pacheco de Souza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Palavras-chave:

Simulação de Sistemas, Modelagem, Estratégias de Ensino/Aprendizagem

Resumo

A simulação de sistemas é utilizada em grande parte dos cursos de engenharia e para melhor entendimento do sistema, a sua representação torna-se muito importante. O objetivo principal deste trabalho é avaliar algumas experiências de modelagem utilizando a Notação Padrão para Modelagem de Processos de Negócio (Business Process Modeling Notation– BPMN) no ensino de Simulação de Sistemas. Além disso, para verificar as melhorias alcançadas no ensino, serão comentadas algumas aplicações já realizadas pelos alunos.   10.13084/2175-8018/ijie.v7n14ep151-166

Biografia do Autor

Ricardo Villarroel Dávalos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Doutor, Professor, Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Professor e Pesquisador do Laboratório de Desempenho Logístico – LDL.

Mônica Mendes Luna, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Doutora, Professora, Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Professora e Coordenadora do Núcleo de Redes e Suprimentos – NURES.

Deyvid Pacheco de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Graduando, Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Pesquisador do Núcleo de Redes e Suprimentos – NURES.

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Publicado

2015-09-22

Como Citar

Dávalos, R. V., Luna, M. M., & de Souza, D. P. (2015). O uso da notação BPMN no ensino de simulação de sistemas. beroamerican ournal of ndustrial ngineering, 7(14), 151–166. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/3677