Impacto da variabilidade da demanda no dimensionamento de estoques de segurança de produtos importados

Autores

  • Larissa Batisti Pedroso Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha - CESUCA
  • Milena Silveira Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha - CESUCA
  • Diego Augusto de Jesus Pacheco Postgraduate Program of Production Engineering and Transports University Federal of Rio Grande do Sul - UFRGS, Brazil

Palavras-chave:

Estoque de segurança, Gestão de estoques, Gestão de demanda, Nível de serviço

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo de redimensionamento do nível de estoque de segurança de dez produtos importados de uma empresa de equipamentos de limpeza. Esse estudo pretendeu aumentar o nível de serviço de entrega para o cliente final. Para tanto, realizou-se pesquisas bibliográficas em logística, documentais em relatórios da empresa, aplicação do estudo de caso. Com a utilização da classificação ABC foram identificados os dez principais itens importados para a empresa e com maior variabilidade da demanda. Em seguida foi possível identificada a tendência de comportamento da demanda dos produtos e o fez-se o redimensionamento dos valores de estoques de segurança. Por fim, fizemos análise do impacto do cenário com o redimensionamento. Os resultados da pesquisa evidenciaram uma possível redução de estoques de segurança em 20% dos produtos estudados, redução nos custos de armazenagem e de manutenção de requisições.   

10.13084/2175-8018/ijie.v7n13p59-82

Referências

REFERÊNCIAS

ALCÂNTARA, C.L.R.; MELO, C.D. A gestão da demanda em cadeias de suprimentos: uma abordagem além da previsão de vendas. Gestão & Produção, São Carlos, v. 18, n. 4, p. 809-824, 2011.

ALVES, A. et al. Gestão estratégica da Cadeia de Abastecimento: relacionamento entre demanda e estoque no setor de autopeças. REBRAE, v.1, n. 3, p. 297-306, set/dez. 2008.

AMANN, P.J. Implantação de um Kanban Eletrônico em uma Montadora de Produtos de Linha Branca. 2009. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Centro de Ciências exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2009.

BOTTER, R; FORTUIN, L. Stocking Strategy for service parts: A case study. International Journal of Operation Management, v.20, n.6, p.656-674, 2000.

DIAS, M.A.P. Administração de Materiais: princípios, conceitos e gestão. São Paulo: Atlas, 2001.

FAVARRETO, F. Impacto das incertezas da previsão da demanda no planejamento detalhado de produção. Revista P&D em Engenharia de Produção, Itajubá, v.10 n.1, p.101-108, 2012.

FILHO, J.A.; FARIA, A.C. de; SILVEIRA, M.A.P. Efeito chicote na indústria automotiva brasileira In: Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, XV, São Paulo, SP, Agosto de 2012.

FIORIOLLI, C.F; FOGLIATTO, S.F. Modelagem matemática do efeito chicote em ambientes com demanda e lead time estocásticos. Pesquisa Operacional, v. 29, n.1, p.129-151, Janeiro a Abril, 2009.

FOGLIATTO, F.S.; PELLEGRINI, F.R. Passos para Implantação de Sistemas de Previsão de Demanda - Técnicas e Estudo de Caso. Produção, v. 11, n. 1, 2001.

FONSECA.J.J.S. Metodologia da Pesquisa Cientifica. Fortaleza: UEC, 2002.

FUSCO, J.P.A.; REIS, J.G.M dos. A Cadeia de suprimentos no segmento de e-comerce / (e-chain): uma proposta de classificação. In: XI Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. São Paulo, SP, Agosto de 2008.

GUERRA, J.H.L. Uma proposta para o processo de definição do estoque de segurança de itens comprados em empresas que fabricam produtos complexos sob encomenda. Gestão e Produção, São Carlos, v. 16, n. 3, p. 422-434, jul.-set. 2009.

GRAEML, A.R.; PEINADO, J. A prática da gestão de operações nas organizações. In: XVI Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, SP, Agosto, 2013.

HAMAD, R.; GUALDA, N.D.F. Modelagem de Redes Logísticas com Custos de Inventários Calculadoos a partir da Cobertura de Estoque. Produção, v. 21, n. 4, p. 667-675, out/dez. 2011.

HILSDORF, C.W; PIRES, I.R.S; ROTONDARO, G.R. Integração de processos na cadeia de suprimentos e desempenho do serviço ao cliente: um estudo na indústria calçadista de Franca. Gestão & Produção, São Carlos, v. 16, n. 2, p. 232-244, abr.-jun. 2009.

MIGUEL, P.L.S.; PIGNANELLI, A.; REIS, M.A.S. Gestão da demanda em cadeias farmacêuticas brasileiras: um estudo de casos múltiplos. In: XV Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, SP Agosto, 2012.

NETO, S.M; PIRES, I.R.S. Medição de desempenho em cadeias de suprimentos: um estudo na indústria automobilística. Gestão & Produção, São Carlos, v. 19, n. 4, p. 733-746, 2012.

NEUMANN, D. et al. Um novo modelo de previsão de demanda para inovações radicais. Aceito para publicação na Revista Produção, 2013

OLIVEIRA, F.S.; SILVA, C.C.L.; SILVA, T.R.A Ferramentas Utilizadas no Gerenciamento de Estoques para Redução de Custos. In: SIMPEP XVII, Bauru, São Paulo, Novembro, 2010.

POPADIUK, S.; SANTOS, A.E.M. dos Conhecimentos tácito, explícito e cultural no planejamento da demanda. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, São Paulo, SP, Vol.7, No.1, p. 205-226, 2010.

SALGADO Junior, A.P.; NOVI, J.C.; PACAGNELLA Junior, A.C. E-SCM and inventory management: a study of multiple cases in a segment of the department store chain, JISTEM Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, v.8, n. 2, p. 367-388, 2011.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientifico. 23.ed.rev.e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SGARI JR, G. Lean Seis Sigma na Logística – uma Aplicação na Gestão de Estoque de uma empresa de Auto-Peças. 2011. Dissertação de Mestrado – Departamento de Engenharia Mecãnica, Universidade de Taubaté, Taubaté, SC, 2011.

SILVA, M.A., SOUZA, W.M. Análise e eficácia da classificação ABC na gestão de estoques: Aplicação do software ABC- PLANNER, e- Revista Facitec, v. 2, n.2, art.1, dez., 2008.

SILVA, G.C.S da. Modelo de estoque para peças de reposição sujeitas à demanda intermitente e lead time estocástico. Dissertação apresentada à Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais para obtenção de título de Mestre em Engenharia de Produção. Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Março de 2009.

SOUZA, P.T de Logística Interna: O principio da Logistica Organizacional está na administração dos recursos materiais e patrimoniais. Revista Cientifica FacMais, v 2, n 1, 2012.

WANKE, P. Quadro conceitual para gestão de estoques: enfoque nos itens. Gestão & Produção, São Carlos, v. 19, n. 4, p. 677-687, 2012.

Downloads

Publicado

2015-09-06

Como Citar

Pedroso, L. B., Silveira, M., & Pacheco, D. A. de J. (2015). Impacto da variabilidade da demanda no dimensionamento de estoques de segurança de produtos importados. beroamerican ournal of ndustrial ngineering, 7(13), 59–82. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/3077