Impacto da variabilidade da demanda no dimensionamento de estoques de segurança de produtos importados
Palavras-chave:
Estoque de segurança, Gestão de estoques, Gestão de demanda, Nível de serviçoResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo de redimensionamento do nível de estoque de segurança de dez produtos importados de uma empresa de equipamentos de limpeza. Esse estudo pretendeu aumentar o nível de serviço de entrega para o cliente final. Para tanto, realizou-se pesquisas bibliográficas em logística, documentais em relatórios da empresa, aplicação do estudo de caso. Com a utilização da classificação ABC foram identificados os dez principais itens importados para a empresa e com maior variabilidade da demanda. Em seguida foi possível identificada a tendência de comportamento da demanda dos produtos e o fez-se o redimensionamento dos valores de estoques de segurança. Por fim, fizemos análise do impacto do cenário com o redimensionamento. Os resultados da pesquisa evidenciaram uma possível redução de estoques de segurança em 20% dos produtos estudados, redução nos custos de armazenagem e de manutenção de requisições.
10.13084/2175-8018/ijie.v7n13p59-82Referências
REFERÊNCIAS
ALCÂNTARA, C.L.R.; MELO, C.D. A gestão da demanda em cadeias de suprimentos: uma abordagem além da previsão de vendas. Gestão & Produção, São Carlos, v. 18, n. 4, p. 809-824, 2011.
ALVES, A. et al. Gestão estratégica da Cadeia de Abastecimento: relacionamento entre demanda e estoque no setor de autopeças. REBRAE, v.1, n. 3, p. 297-306, set/dez. 2008.
AMANN, P.J. Implantação de um Kanban Eletrônico em uma Montadora de Produtos de Linha Branca. 2009. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Centro de Ciências exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2009.
BOTTER, R; FORTUIN, L. Stocking Strategy for service parts: A case study. International Journal of Operation Management, v.20, n.6, p.656-674, 2000.
DIAS, M.A.P. Administração de Materiais: princÃpios, conceitos e gestão. São Paulo: Atlas, 2001.
FAVARRETO, F. Impacto das incertezas da previsão da demanda no planejamento detalhado de produção. Revista P&D em Engenharia de Produção, Itajubá, v.10 n.1, p.101-108, 2012.
FILHO, J.A.; FARIA, A.C. de; SILVEIRA, M.A.P. Efeito chicote na indústria automotiva brasileira In: Simpósio de Administração da Produção, LogÃstica e Operações Internacionais, XV, São Paulo, SP, Agosto de 2012.
FIORIOLLI, C.F; FOGLIATTO, S.F. Modelagem matemática do efeito chicote em ambientes com demanda e lead time estocásticos. Pesquisa Operacional, v. 29, n.1, p.129-151, Janeiro a Abril, 2009.
FOGLIATTO, F.S.; PELLEGRINI, F.R. Passos para Implantação de Sistemas de Previsão de Demanda - Técnicas e Estudo de Caso. Produção, v. 11, n. 1, 2001.
FONSECA.J.J.S. Metodologia da Pesquisa Cientifica. Fortaleza: UEC, 2002.
FUSCO, J.P.A.; REIS, J.G.M dos. A Cadeia de suprimentos no segmento de e-comerce / (e-chain): uma proposta de classificação. In: XI Simpósio de Administração da Produção, LogÃstica e Operações Internacionais. São Paulo, SP, Agosto de 2008.
GUERRA, J.H.L. Uma proposta para o processo de definição do estoque de segurança de itens comprados em empresas que fabricam produtos complexos sob encomenda. Gestão e Produção, São Carlos, v. 16, n. 3, p. 422-434, jul.-set. 2009.
GRAEML, A.R.; PEINADO, J. A prática da gestão de operações nas organizações. In: XVI Simpósio de Administração da Produção, LogÃstica e Operações Internacionais, SP, Agosto, 2013.
HAMAD, R.; GUALDA, N.D.F. Modelagem de Redes LogÃsticas com Custos de Inventários Calculadoos a partir da Cobertura de Estoque. Produção, v. 21, n. 4, p. 667-675, out/dez. 2011.
HILSDORF, C.W; PIRES, I.R.S; ROTONDARO, G.R. Integração de processos na cadeia de suprimentos e desempenho do serviço ao cliente: um estudo na indústria calçadista de Franca. Gestão & Produção, São Carlos, v. 16, n. 2, p. 232-244, abr.-jun. 2009.
MIGUEL, P.L.S.; PIGNANELLI, A.; REIS, M.A.S. Gestão da demanda em cadeias farmacêuticas brasileiras: um estudo de casos múltiplos. In: XV Simpósio de Administração da Produção, LogÃstica e Operações Internacionais, SP Agosto, 2012.
NETO, S.M; PIRES, I.R.S. Medição de desempenho em cadeias de suprimentos: um estudo na indústria automobilÃstica. Gestão & Produção, São Carlos, v. 19, n. 4, p. 733-746, 2012.
NEUMANN, D. et al. Um novo modelo de previsão de demanda para inovações radicais. Aceito para publicação na Revista Produção, 2013
OLIVEIRA, F.S.; SILVA, C.C.L.; SILVA, T.R.A Ferramentas Utilizadas no Gerenciamento de Estoques para Redução de Custos. In: SIMPEP XVII, Bauru, São Paulo, Novembro, 2010.
POPADIUK, S.; SANTOS, A.E.M. dos Conhecimentos tácito, explÃcito e cultural no planejamento da demanda. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, São Paulo, SP, Vol.7, No.1, p. 205-226, 2010.
SALGADO Junior, A.P.; NOVI, J.C.; PACAGNELLA Junior, A.C. E-SCM and inventory management: a study of multiple cases in a segment of the department store chain, JISTEM Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, v.8, n. 2, p. 367-388, 2011.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientifico. 23.ed.rev.e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
SGARI JR, G. Lean Seis Sigma na LogÃstica – uma Aplicação na Gestão de Estoque de uma empresa de Auto-Peças. 2011. Dissertação de Mestrado – Departamento de Engenharia Mecãnica, Universidade de Taubaté, Taubaté, SC, 2011.
SILVA, M.A., SOUZA, W.M. Análise e eficácia da classificação ABC na gestão de estoques: Aplicação do software ABC- PLANNER, e- Revista Facitec, v. 2, n.2, art.1, dez., 2008.
SILVA, G.C.S da. Modelo de estoque para peças de reposição sujeitas à demanda intermitente e lead time estocástico. Dissertação apresentada à Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais para obtenção de tÃtulo de Mestre em Engenharia de Produção. Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Março de 2009.
SOUZA, P.T de LogÃstica Interna: O principio da Logistica Organizacional está na administração dos recursos materiais e patrimoniais. Revista Cientifica FacMais, v 2, n 1, 2012.
WANKE, P. Quadro conceitual para gestão de estoques: enfoque nos itens. Gestão & Produção, São Carlos, v. 19, n. 4, p. 677-687, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.