Qualidade da informação contábil: uma análise de suas características com base na percepção do usuário externo

Autores

  • Marco Aurélio Batista de Sousa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Caroline Fernandes Fernandes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Rômulo Provazi Pesci Bezerra Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • SIlvio Paula Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Informação contábil, Qualidade da informação, Características da informação contábil, empresa prestadora de serviço contábil, Usuário externo

Resumo

Este artigo se propõe a analisar a qualidade da informação contábil mediante a sua evidenciação, tendo, como base, a percepção dos usuários quanto à sua forma, conteúdo e utilidade. Para tanto, esta pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira destinou-se à parte introdutória do estudo, pontuando questões relevantes quanto à problemática estudada e à revisão bibliográfica pertinente ao tema, a qual deu sustentação teórica à parte prática deste trabalho. A segunda etapa, por sua vez, foi operacionalizada por meio de um estudo exploratório do tipo estudo de caso com abordagem qualitativa. Dessa forma buscando estabelecer relações entre o referencial teórico e a realidade dos clientes de uma empresa prestadora de serviços contábeis em Andradina, São Paulo. Assim, para coletar os dados, utilizou-se de um questionário, com questões predominantemente fechadas, utilizando-se de análise descritiva. Como resultado, foi possível identificar a satisfação dos usuários em relação aos serviços e à informação contábil que eles utilizam, bem como identificar as características que melhor as qualificam.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Batista de Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá; Mestre em Administração e Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas

Caroline Fernandes Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Su

Rômulo Provazi Pesci Bezerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Su

SIlvio Paula Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Educacional de Votuporanga; Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoa

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Publicado

2016-06-24

Como Citar

de Sousa, M. A. B., Fernandes, C. F., Bezerra, R. P. P., & Ribeiro, S. P. (2016). Qualidade da informação contábil: uma análise de suas características com base na percepção do usuário externo. beroamerican ournal of ndustrial ngineering, 8(15), 208–227. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/2939