Contribuições da matriz de Importância-Desempenho na gestão de resíduos de saúde

Autores

  • Diego Augusto de Jesus Pacheco Postgraduate Program of Production Engineering and Transports University Federal of Rio Grande do Sul - UFRGS, Brazil
  • Jonas de Souza Ramos Departamento de Administração de Empresas, Faculdade Cesuca
  • Willian Ramos Barboza Departamento de Administração de Empresas, Faculdade Cesuca

Palavras-chave:

Resíduos de saúde, Matriz Importância-Desempenho, Serviços de coleta

Resumo

Um dos maiores desafios das organizações prestadoras de serviços é entregar aos seus clientes qualidade, velocidade e confiabilidade, tornando-se diferencialmente competitivas no mercado. O presente artigo visa demonstrar o desempenho competitivo na prestação de serviços de uma empresa que realiza a coleta de resíduos de serviços de saúde (RSS). Foram analisadas informações entre como o serviço de coleta é visto pelos clientes diretos em comparação aos serviços prestados pelos concorrentes. Para tanto, foi utilizada a matriz importância-desempenho de Nigel Slack para a apuração dos resultados. Os resultados obtidos nortearam que as maiores dificuldades encontradas estão na relação entre as pessoas envolvidas na operação de coleta de resíduos e não no serviço em si prestado. Com isso, verificou-se que a empresa, deverá investir, por exemplo, em programas de treinamento dos colaboradores, a fim de agregar mais valor ao serviço prestado, melhorando suas relações com os clientes.   

10.13084/2175-8018/ijie.v6n12p91-111

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Publicado

2015-02-23

Como Citar

Pacheco, D. A. de J., Ramos, J. de S., & Barboza, W. R. (2015). Contribuições da matriz de Importância-Desempenho na gestão de resíduos de saúde. beroamerican ournal of ndustrial ngineering, 6(12), 91–111. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/2907