Contribuições da matriz de Importância-Desempenho na gestão de resíduos de saúde
Palavras-chave:
Resíduos de saúde, Matriz Importância-Desempenho, Serviços de coletaResumo
Um dos maiores desafios das organizações prestadoras de serviços é entregar aos seus clientes qualidade, velocidade e confiabilidade, tornando-se diferencialmente competitivas no mercado. O presente artigo visa demonstrar o desempenho competitivo na prestação de serviços de uma empresa que realiza a coleta de resíduos de serviços de saúde (RSS). Foram analisadas informações entre como o serviço de coleta é visto pelos clientes diretos em comparação aos serviços prestados pelos concorrentes. Para tanto, foi utilizada a matriz importância-desempenho de Nigel Slack para a apuração dos resultados. Os resultados obtidos nortearam que as maiores dificuldades encontradas estão na relação entre as pessoas envolvidas na operação de coleta de resíduos e não no serviço em si prestado. Com isso, verificou-se que a empresa, deverá investir, por exemplo, em programas de treinamento dos colaboradores, a fim de agregar mais valor ao serviço prestado, melhorando suas relações com os clientes.
10.13084/2175-8018/ijie.v6n12p91-111Referências
ANDRADE, M.; JUNQUEIRA, A.G.W. Gestão da Produção: Utilização da matriz importância-desempenho em uma indústria de rações para aves. Revista Destaques Acadêmicos, Ano 2, N. 1, 2010 - CGO/Univates
ARAUJO, A. N. B. ; GOMES, J. P. B. S ; DOWELL, H. A. M. ; MORAIS, A. V. & NASCIMENTO, L. L. L. (2011a). Planejamento Estratégico como Diretriz para a Estratégia de Produção: Aplicação em uma Fábrica de Cachaça Artesanal. In: XXXI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, Belo Horizonte, MG, Brasil, 04 a 07 de outubro de 2011.
BAGIO, J. C. & JÚNIOR, C. M. (2013a). Importância do Plano de Gerenciamento de ResÃduo de Serviço de Saúde. In: SIMPOI 2013.
EL-KOUBA, A.; DÉA ROGLIO, K.; DEL KORSO, J.M.; SILVA, W.V. Programas de desenvolvimento comportamental: influências sobre os objetivos estratégicos. RAE, 295-308, jul./set. 2009, n. 3, v. 49, São Paulo.
FEPAM, Licença de Operação nº 00322/2011-DL. Porto Alegre, 2011. 6p.
FERNANDES, C.G. Aplicação da matriz importância x desempenho de slack na análise de mercado em uma indústria de saneantes e domissanitários. Especialize Revista OnLine, IPOG, maio, 2012.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2007.
JUFFO, E.E.L.D. ResÃduos sólidos orgânicos: da geração em estabelecimentos de produção de alimentos em um shopping á destinação final na alimentação de suÃnos. 2013. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2013.
KOWALSKI, F.D.; FERNANDES, F.C.; FARIA, A.C. Análise dos controles internos relacionados às atividades ambientais das cooperativas catarinenses de energia elétrica por meio da matriz de importância-desempenho de Slack. Revista Contabilidade Vista & Revista, ISSN 0103-734X, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 153-177, abr./jun. 2010.
LAZZARI, M.A.; REIS, C.B. Os coletores de lixo urbano no municÃpio de Dourados (MS) e sua percepção sobre os riscos biológicos em seu processo de trabalho. Ciência & Saúde Coletiva, 16(8):3437-3442, 2011.
LOPES, E.L.; HERNANDEZ, J.M.C.; NOHARA, J.J. Escalas concorrentes para a mensuração da qualidade percebida: uma comparação entre a Servqual e a RSQ. RAE, 401-416, out./dez. 2009, n. 4, v. 49, São Paulo ISSN 0034-7590.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia cientÃfica. São Paulo: Atlas, 2009.
MILANEZ, B.; FERNANDES, L.O.; PORTO, M.F.S. A coincineração de resÃduos em fornos de cimento: riscos para a saúde e o meio ambiente. Ciênc. saúde coletiva vol.14 no.6 Rio de Janeiro Dec. 2009.
MIRA, V.L. Avaliação de programas de treinamento e desenvolvimento da equipe de enfermagem de dois hospitais do municÃpio de São Paulo. 2010. Tese (Livre-docência) – Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2010.
MÜLLER, G. L.; DIESEL, L; SELLITTO, M.A. Análise de Processos e Oportunidades de Melhorias em Uma Empresa de Serviços. Revista Produção Online, v.10, n.3, p. 524-550, set., 2010.
NETO, G. C. O. ; SHIBAO, F. Y. (2013a). Gestão de ResÃduos Infectantes e Radioativos em Três Hospitais de São Paulo: Indicadores de Desempenho para o Controle do Processo. In: SIMPOI 2013.
PRATES, G. A. (2010a). Relação entre Práticas de Gerenciamento da Qualidade e Desempenho em Pequenas Empresas da Região de Ribeirão Preto SP. In: SIMPOI 2010.
RAMALHO, S.C.; SELLITTO, M.A. Avaliação do desempenho ambiental de uma empresa de tratamento superficial de alumÃnio. Revista Produção Online, Florianópolis, SC, v.13, n.3, p. 1034-1059, jul./set. 2013.
RAMOS, B.C. Gestão de resÃduos sólidos de saúde em clÃnicas veterinárias. 2011. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2011.
RAMOS, Y.S.; PESSOA, Y.S.R.Q.; RAMOS, Y.S.; NETTO, F.B.A.; PESSOA, C.E.Q. Vulnerabilidade no manejo dos resÃduos de serviços de saúde de João Pessoa (PB, Brasil). Ciênc. saúde coletiva vol.16 no.8 Rio de Janeiro Aug. 2011.
RIBEIRO, A.; PICININ, C.A. Avaliação do microambiente de marketing como forças e fraquezas do setor supermercadista: um estudo de caso. Revista Brasileira de Administração CientÃfica, Aquidabã, v.3, n.3, Jul, Ago, Set, Out, Nov, Dez 2012.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientÃfico. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, L.A.A.; PIMENTA, H.C.; CAMPOS, L.M.S. LogÃstica reversa dos resÃduos eletrônicos do setor de informática: realidade, perspectivas e desafios na cidade do Natal-RN. Revista Produção Online, v.13, n. 2, p. 544-576, abr./jun. 2013.
SILVA, M.L.; LANGE, L.C. Caracterização das cinzas de incineração de resÃduos industriais e de serviços de saúde. QuÃm. Nova vol.31 no.2 São Paulo 2008.
SILVA, T.N.; DIAS, M.F.P.; JUNIOR, S.S.; ROSA, N.P.; MENDONÇA, E.S. Priorização dos critérios competitivos das operações baseado nos recursos estratégicos. Revista Contemporânea de Economia e Gestão. Vol. 9 - Nº 1 - jan/jun 2011.
SIQUEIRA, A.O.; CONSONI, A.J. ResÃduos sólidos de serviço de saúde - RSSS na assistência domiciliar (homecare): considerações para um manejo seguro. Revista Brasileira de Ciências Ambientais, n 9.
SLACK, N.; CHAMNERS, S.; HARLAND, C.; HARRISON, A.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 1999.
VIGNOCHI, L. & GONÇALO, C. R. & LEZANA, A. G. R. (2013a). Gestão do Conhecimento Organizacional Baseada em Evidências: Uma Análise do Uso de Indicadores para Avaliação de Desempenho em Operações de Serviços Hospitalares. In: SIMPOI 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.