Mapeamento de competências tecnológicas como ferramenta para avaliação da transferência de tecnologia em Instituições de Pesquisa
Palavras-chave:
Interação universidade-empresa, Núcleo de inovação tecnológica, Patentes, Cadeia produtivaResumo
Considerando a restrita capacidade de grandes empresas realizarem Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil, destaca-se o papel das instituições públicas de pesquisa para o desenvolvimento tecnológico. Nos últimos anos, foram criados Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) nestas instituições, com o objetivo de gerenciar a interação com as empresas. Usualmente, o registro de patentes é utilizado para acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Entretanto, mais do que resultados, deve-se monitorar o processo de forma a poder articular ações para a promoção da melhoria. Este artigo apresenta resultados parciais de um projeto que, ao avaliar a necessidade de se conhecer as capacidades e competências tecnológicas geradas pela universidade, conduziu um mapeamento das mesmas, com a delimitação para a cadeia produtiva de petróleo, gás e polímeros. Este mapeamento baseou-se na lógica da criação de mapas do conhecimento. A instituição analisada compreende uma Universidade Pública localizada na região sul do Brasil. Elaborou-se um mapa da cadeia produtiva. Paralelamente, conduziu-se o levantamento de dados secundários, a partir de planilhas de registros disponíveis no NIT: (i) patentes; (ii) pesquisadores e histórico de contratos; e (iii) empresas incubadas. Os dados foram então analisados quanto à contribuição dos respectivos objetos nas diferentes atividades da cadeia produtiva. Os extratos das bases de dados foram unificados para fins de análise de contagem de atividades quanto à ocorrência ou não de contribuição da Universidade. Esta contagem também foi desdobrada por classe de atividade e etapa da cadeia produtiva. A análise permitiu a identificação de algumas potencialidades de aplicação de competências tecnológicas existentes na Universidade.
10.13084/2175-8018/ijie.v6n11p202-218Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.