Importância da transferência de tecnologia realizada nas universidades brasileiras para a alavancagem da competitividade do país no cenário econômico mundial
Palavras-chave:
Inovação, Transferência de tecnologia, Competitividade, Brasil.Resumo
A aquisição de conhecimentos tecnológicos pelas empresas tem se tornado uma prática comum em todas as partes do mundo, principalmente em países desenvolvidos e emergentes, como é o caso do Brasil. Essa prática torna-se um diferencia, uma vez que permite às empresas não somente sobreviver, como também evoluir perante um mercado cada vez mais dinâmico. Ela impulsiona ciclos cada vez menores de proteção, divulgação e comercialização de tecnologias oriundas de universidades. Neste contexto, os escritórios de transferência de tecnologia representam um elo Universidade-Empresa, isto é, auxiliando as empresas na geração de um desenvolvimento tecnológico sustentável capaz de alterar a posição insatisfatória que o Brasil ocupa em rankings de competitividade. Este artigo visa analisar criticamente a tríplice Universidade-Governo-Empresa, ressaltando o papel destes atores na alavancagem da competitividade brasileira no cenário econômico mundial. O documento utilizado como base na elaboração do presente artigo, por meio de indicadores adequados, aponta o país como a 53ª economia mais competitiva em escala global. Indica, também, que há ainda grande possibilidade de evolução em aspectos como infraestrutura, capacitação de mão de obra, além da proteção de propriedade intelectual e mecanismos mais eficientes de transferência de tecnologia.
10.13084/2175-8018.v04n08a08Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.