Avaliação sobre a prevenção de riscos na atividade de trabalho em prensas
Palavras-chave:
Riscos, Segurança, Prensas.Resumo
Os riscos no ambiente de trabalho estão expostos frequentemente na execução das diversas tarefas existentes, sendo originados principalmente pela ausência de proteções e dispositivos de segurança nas máquinas e equipamentos utilizados em algumas empresas. Neste momento é que a segurança do colaborador deve ser garantida, por meio de ações, que contemplam a instalação de dispositivos que atuem de forma preventiva na ocorrência dos acidentes, reduzindo assim as condições inseguras do trabalho e os riscos de acidentes. Este estudo se baseia em um estudo de caso, que teve como objetivo avaliar os riscos físicos nas atividades realizadas em equipamentos de prensas e propor garantias de segurança no trabalho. Essa pesquisa foi realizada na região sul de Minas Gerais em uma pequena empresa do segmento eletromecânico. O trabalho de campo foi realizado em duas fases: a primeira fase teve o propósito de identificar os riscos físicos nos equipamentos de prensas e a segunda fase teve o propósito de propor melhorias de saúde e segurança no trabalho aos colaboradores. Como principais resultados, observou-se que os riscos de acidentes foram reduzidos, a ponto do colaborador realizar suas tarefas normalmente com segurança e bem estar.
10.13084/2175-8018.v04n08a04Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.