Algoritmo de optimización energética sustentable para el hábitat en zonas semiáridas del oeste argentino
Palavras-chave:
Algoritmo Genético, Optimización del Hábitat, Desarrollo Sustentable, Desarrollo en zonas semidesérticas.Resumo
En este trabajo se han desarrollado una serie de técnicas computacionales de optimización para operación y explotación sustentable de recursos agro-energéticos que existen, o pueden desarrollarse, en los bordes de desiertos y zonas semi-áridas del oeste argentino. Se pretende aquí encontrar la forma de utilizar esa energía para el desarrollo “sustentable” de otras actividades industriales y para mejora en las condiciones de habitabilidad de la región y mitigar el avance de los desiertos. Se recurre al uso de una matriz de Leontief que permiten a un algoritmo genético encontrar las soluciones que garantizan estar en la frontera Pareto Optimal y lograr el desarrollo sustentable de esas regiones.
10.13084/2175-8018.v04n08a02Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.