Adequação dos municípios do estado do Rio Grande do Sul à legislação de gestão de resíduos da construção civil
Palavras-chave:
Município, Resíduos de demolição e construção, Plano de gerenciamento de resíduos, Construção civil.Resumo
Considerando-se a visível expansão das atividades do setor da construção civil, e a crescente geração de resíduos de construção e demolição (RCD), em todas as regiões do Brasil, procurou-se verificar se os municípios localizados no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, estão em conformidade com as legislações que tratam sobre o estabelecimento de diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos RCD, disciplinando as ações necessárias a serem adotadas pelas empresas deste setor. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizada uma pesquisa exploratória, por meio de pesquisa na Internet, nos Portais das Prefeituras que possuem empresas do setor da construção civil com atividades em operação em suas cidades. Os principais resultados mostram que a ausência de participação na pesquisa, por parte de muitas Prefeituras, indica que elas , ou estão se ajustando, ou ainda não se adequaram ao que preconizam as legislações referentes ao gerenciamento de RCD. Assim, os dados obtidos na pesquisa não podem ser conclusivos para a totalidade dos municípios investigados. Outra questão observada refere-se ao fato de que muitas Prefeituras ainda não sabem como desenvolver seus planos de gestão de resíduos, por tal motivo, estão buscando formas alternativas para resolverem este problema, como a contratação de empresas especializadas neste tema. 10.13084/2175-8018.v04n08a01Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.