Clusters na China: uma visão geral sobre tipologia, características, gênese, estágio de desenvolvimento e tendências
Palavras-chave:
Clusters. Competitividade. Distritos industriais. Economias de aglomeração.Resumo
Este artigo apresenta um breve relato sobre os clusters chineses, seu estágio de desenvolvimento, problemas, políticas públicas e tendências. São descritas as regiões clusterizadas, os principais tipos de clusters chineses e as características e problemas desses clusters, inclusive o apoio governamental. A principal conclusão é de que o nível de cooperação e inovação é ainda baixo e que é necessária a mudança de competição baseada em mão-de-obra barata para a competição baseada em valorização endógena e inovação, o que já vem ocorrendo, especialmente nos clusters produtores de equipamentos e componentes. 10.13084/2175-8018.v01n02a08Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.