Análise de resíduos como mecanismo de auxílio à redução de impactos ambientais: um estudo de caso em abatedouro
Palavras-chave:
Resíduos. Gestão Ambiental. Processo. Produção.Resumo
Este trabalho relata o estudo de caso em uma empresa abatedoura de bovinos, situada na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), trazendo a tona um assunto de muita importância, a gestão ambiental empresarial. Faz uso de uma avaliação do processo produtivo da empresa, dos resíduos gerados em cada uma das etapas do processo e de uma análise dos aspectos e impactos ambientais. Para o alcance dos objetivos, leva-se em consideração os materiais e métodos adotados através de uma revisão da literatura sobre o tema em questão, por meio de uma pesquisa exploratória do tipo estudo de caso, numa abordagem qualitativa, com vista in loco. Na análise dos resultados obtidos, pôde-se constatar que a mesma necessita de melhorias nas diversas etapas do processo produtivo. Diante disso, e almejando um gerenciamento dos resíduos gerados, buscou-se desenvolver um Programa de Gestão Ambiental (PGA) voltado a pequenas e médias empresas (PMEs) frigoríficas com avaliação criteriosa de cada resíduo gerado no processo produtivo. Certamente este trabalho servirá de modelo para outros projetos que possam trazer melhorias as práticas produtivas, e que profissionais envolvidos possam estar conscientes frente à questão da gestão ambiental em suas empresas. 10.13084/2175-8018.v01n02a05Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.