Valores organizacionais declarados e implantados: uma percepção entre o real e o desejável
Palavras-chave:
Valores organizacionais. Construtos motivacionais. Percepção.Resumo
Este trabalho foi desenvolvido junto a uma instituição de prestação de serviço médico hospitalar, localizada na região do Planalto Meridional do Rio Grande do Sul, com o objetivo de identificar a relação entre os valores organizacionais declarados pela empresa e os desejados pelos funcionários. A pesquisa têm natureza descritiva, do tipo estudo de caso único, predominantemente quantitativo. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário denominado Inventário de Valores Organizacionais, validado por Tamayo, Mendes e Paz (2000). A coleta de dados envolveu uma amostra de 57 profissionais da área administrativa da empresa buscando compreender se os construtos motivacionais declarados da organização foram os construtos motivacionais desejados pelos colaboradores. Os resultados demonstraram que o construto Domínio (real) tem relação positiva e moderada com o construto Igualitarismo (desejado) e que o construto Conservadorismo (real) tem relação positiva e moderada com dimensão de Hierarquia, Igualitarismo, Domínio, Harmonia e com o próprio Conservadorismo. 10.13084/2175-8018.v01n02a03Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.