Uso de modelo de memória longa: previsão de equipamentos para a agroindústria
Palavras-chave:
Previsão de pedidos. modelos de memória longa. agroindústria. análise de séries temporais.Resumo
A empresa Limana Poliserviços fabrica equipamentos para agroindústrias responsáveis pelo processamento de derivados de cana-de-açúcar como alambiques em cobre para a produção de cachaça e álcool hidratada, bem como microdestilarias de álcool hidratado. A partir desta afirmativa, torna-se necessário fazer uma previsão por equipamentos demandados para manter de forma satisfatória o fluxo de atendimento aos clientes e as tomadas de decisões necessárias para um gerenciamento eficaz e de qualidade. A previsão do número de equipamentos a serem fabricados pela empresa para atender a demanda foi realizada pelo modelo ARFIMA, ou seja, comumente chamado, modelo de memória longa, o qual permitirá o conhecimento a curto prazo, dos valores futuros do número de pedidos de alambiques a ser produzidos pela empresa. O modelo que melhor explicou a série em estudo foi um modelo ARFIMA (1;0,3995;0). Com os valores previstos será possível à administração da Limana Poliserviços tomar medidas gerenciais que melhorem o fluxo de atendimento ao cliente e a produção de equipamentos.
10.13084/2175-8018.v02n03a08
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.