Empreendedorismo no ambiente hospitalar: um estudo de caso em um hospital filantrópico

Autores

  • Jamerson Viegas Queiroz UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
  • Monique Gomes de Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE E PETROBRAS
  • Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Gilberto Alves Maia Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Agnaldo Francisco da Silva Queiroz Universidade Estadual do Estado do Pará

Palavras-chave:

Pesquisa aplicada, Plano de negócios, Gestão estratégica.

Resumo

O artigo objetiva mostrar como as práticas de ensino na disciplina Empreendedorismo possibilitam uma melhoria no processo de aprendizagem. A principal ação consistiu na formulação de um plano de negócios para empresas situadas no Rio Grande do Norte. Serão mostrados os resultados alcançados com a aplicação do projeto em um Hospital Filantrópico. O Plano de Negócios buscou viabilizar a reestruturação e ampliação da instituição a qual pretende se modernizar e aumentar o mix de serviços. Após o tratamento das informações coletadas, foi possível propor um modelo de gestão hospitalar que englobou as áreas operacional, financeira e marketing. Por fim, a pesquisa aplicada se mostrou uma ferramenta capaz de aperfeiçoar a metodologia de ensino e facilitar a assimilação dos conhecimentos teóricos obtidos na disciplina.   

10.13084/2175-8018.v05n09a08

Biografia do Autor

Jamerson Viegas Queiroz, UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade da Amazônia (1996). Teve sua primeira experiência como professor universitário em 1999 na Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (UNESC). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do mestrado em Engenharia de Produção da UFRN. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em elaboração e analise de projetos de fomento nacional e internacional, Macroeconomia e Microeconomia. Atua em pesquisas que tem como foco os seguintes temas: Capitação de recursos, gestão estratégica e gestão universitária e hospitalar

Monique Gomes de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE E PETROBRAS

Graduada em engenharia de produção pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE E FUNCIONÁRIA DA PETROBRAS

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997). Foi Assessora de Planejamento Institucional, Coordenadora de curso de Graduação e Coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação na Universidade do Extremo Sul Catarinense. Desenvolveu consultoria para implantação de uma Universidade em Angola (África). Atualmente é professora adjunto II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenadora do curso de graduação em Engenharia de Produção. É avaliadora de cursos e de Instituições (INEP/MEC). Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET). Pesquisadora nos grupos de pesquisa Competividade, Inovação e Estratégias de Gestão (UFRN) e Núcleo de Estudos de Tecnologia e Gestão na Indústria e Serviços (IFRN). Avaliador "ad-hoc" da Fundação de Apoio a pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERNE). Tem experiência nas áreas de Engenharia de Produção, Economia e Administração, com ênfase em Estratégia e Gestão Universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: análise estatística, competitividade e inovação, gestão da qualidade.

Gilberto Alves Maia Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Agnaldo Francisco da Silva Queiroz, Universidade Estadual do Estado do Pará

Graduando em engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Estado do Pará

Referências

ALMEIDA, Tabajara Lucas de. Uma experiência alternativa em avaliação. Revista de Ensino de Engenharia, Abenge, Brasília: v. 26, n. 2, p. 35-39, jul./dez., 2007.

CASTILHO, Nadia Cecilia; RIBEIRO, Pamela Cristine; CHIRELLI, Mara Quaglio. A implementação da sistematização da assistência de enfermagem no serviço de saúde hospitalar do Brasil. Texto & contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 18, n. 2, Jun. 2009.

COSTA, Alexandre Bernardino. As origens do núcleo de prática jurídica da UNB. Revista Extensão em Foco, n. 1, p.15-24, 2008, jan./jun. 2008. Editora UFPR.

DOLABELA, Fernando. O segredo de Luisa. São Paulo: Editora de cultura, 2006.

FERREIRA, T. S.; CAMPOS, L. F.. O conhecimento veiculado em literatura nacional sobre integralidade em saúde. Revista Cogitare Enfermagem, Curitiba v. 14, n. 2, p. 368-373, 2009.

FOSSA, Maria Ivete Trevisan et al. A extensão universitária e a promoção da responsabilidade socioambiental: relato do PISC em Santa Maria (RS). Revista Extensão Em Foco, n. 5, p. 25-33, jan./jun. 2010.

HANSEN, P. B.; GUIMARAES, F.M. Análise da implementação de estratégia em empresa hospitalar com uso de mapas cognitivos. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 49, n. 4, Dez.2009.

MANTOVANI, Maria de Fátima et al. Articulação interinstitucional na área da saúde: UFPR e secretaria municipal da saúde de Colombo. Revista Extensão em Foco, n. 3, p. 33-40, jan./jun. 2009.

MINTZBERG, Henry et al (Orgs.). O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. Porto Alegre: Bookman, 4ª ed., 2006.

NETO, T. M.; Barreiros, N. R.; KUWAHARA, N.; GONÇALVES, M. B. A tecnologia de informação como ferramenta para otimização da qualidade nos serviços de saúde em Manaus-AM. Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, v. 3, p. 34-47, 2011.

QUEIROZ, F. C. B. P.; QUEIROZ, J. V.; HÉKIS, H. R.. Gestão estratégica e financeira das Instituições de ensino superior: um estudo de caso. Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, v. 3, n. 1, p. 98-117, 2011.

RIBEIRO, José Mendes. Desenvolvimento do SUS e racionamento de serviços hospitalares. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, Jun. 200.

RICHARDSON, Robert Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

SANTOS, A.M.; RODRIGUES, I.A. Controle de estoque de materiais com diferentes padrões de demanda: estudo de caso em uma indústria química. Gestão & Produção, v. 13, n. 2, p.223-231, 2006.

SAYÃO, Sandro Cozza. Sobre o sentido da educação ambiental: questões e reflexões. Revista Extensão em Foco, n. 3, p. 109-119, jan./jun. 2009.

TONINI, Adriana Maria; LIMA, Maria de Lourdes Rocha de. Atividades complementares: uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, Abenge, Brasília, v. 28, n. 1, p. 36-44, 2009.

WEBER, Lílian; GRISCI, Carmem Ligia Iochins. Trabalho, gestão e subjetividade: dilemas de chefias Intermediárias em contexto hospitalar. Cadernos EBAPE.Br, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, Mar. 2010.

Downloads

Publicado

2013-09-15

Como Citar

Queiroz, J. V., Araújo, M. G. de, Queiroz, F. C. B. P., Neto, G. A. M., & Queiroz, A. F. da S. (2013). Empreendedorismo no ambiente hospitalar: um estudo de caso em um hospital filantrópico. beroamerican ournal of ndustrial ngineering, 5(9), 156–170. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/1514