Simulação com Otimização: uma aplicação para o dimensionamento de centrais de atendimento
Palavras-chave:
Simulação, Otimização, Centrais de Atendimento.Resumo
Este trabalho apresenta um modelo de simulação com otimização para a análise do processo de atendimento de chamadas telefônicas em uma central de atendimento. Até pouco tempo atrás, na prática a simulação e a otimização eram mantidas de forma separada. Hoje em dia essa integração tem se difundido bastante, devido ao fato de alguns pacotes de simulação incluírem rotinas de otimização. Os resultados obtidos com o modelo de simulação com otimização proposto foram comparados com os resultados equivalentes em uma calculadora Erlang e os mesmos apresentaram-se parecidos quando calculado o número de operadores para atendimento. Assim, foi possível demonstrar a possibilidade de se poder determinar com o modelo à quantidade de atendentes necessários para cada hora de atendimento em um nível de serviço desejado para a central de atendimento. 10.13084/2175-8018.v04n07a15Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.