IDEF: proposta de implementação de um portal de gestão do conhecimento em uma IES
Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, Gestão por processos, Portal colaborativo, IDEF.Resumo
Este trabalho apresenta a técnica IDEF0 (Integration Definition Language for Function Modeling) voltada para a modelagem de um portal de gestão do conhecimento em uma instituição de ensino superior, localizada na região central do Rio Grande do Sul. Para isso, foram realizadas entrevistas com colaboradores do quadro funcional da instituição. A partir das respostas obtidas com as entrevistas foi aplicada a técnica de modelagem IDEF0, identificando-se as funções para o adequado funcionamento do mesmo. O objetivo foi desenvolver a proposta de um ambiente colaborativo de gestão do conhecimento na referida instituição. Percebeu-se que a elaboração de um projeto envolvendo a gestão do conhecimento despertou em todos os funcionários da instituição o interesse pelo tema, incentivou a criatividade, a responsabilidade e o trabalho em equipe. A utilização da técnica IDEF0 permitiu de forma simples a compreensão sobre o funcionamento do portal. Considera-se que a gestão do conhecimento eficaz, só poderá ocorrer com a ampla mudança comportamental, cultural e organizacional, isso implica buscar compreender e considerar usuários-ativos que estão constantemente construindo significado para as informações que encontram.
10.13084/2175-8018.v04n07a08Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.