Simulação a eventos discretos e avaliação econômica para análise do processo de fabricação de serras diamantadas
Palavras-chave:
Simulação a eventos discretos, Serras diamantadas, VPL, Payback descontado.Resumo
O presente trabalho apresenta uma análise do processo de fabricação de serras diamantadas utilizando simulação a eventos discretos e avaliação econômica dos experimentos simulados. A combinação dos métodos permitiu uma investigação prévia mais detalhada dos cenários economicamente mais viáveis para implantação do processo em uma fábrica. As principais medidas de desempenho consideradas no modelo de simulação foram: lead time do processo e peças em processo (WIP), considerando como restrição na análise econômica o custo da mão-de-obra dos operadores e das ferramentas produzidas. Os resultados demonstraram que a análise proposta pode ser utilizada como um instrumento de auxílio dos gestores da empresa na tomada de decisão em relação à alocação de recursos materiais e humanos no processo de produção. 10.13084/2175-8018.v04n08a12Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.