EntreVer - Revista das Licenciaturas https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer A EntreVer é um espaço de encontro das experiências formativas que vêm sendo desenvolvidas no país no âmbito, sobretudo, das práticas de ensino e dos estágios supervisionados. pt-BR revistaentrever@contato.ufsc.br (Araci Hack Catapan) correajanine@hotmail.com (Janine Correa) Mon, 25 May 2015 16:38:34 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Competências em educação a distância https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3519 Competências em educação a distância. Andréia de Bem Machado Copyright (c) 2015 EntreVer - Revista das Licenciaturas https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3519 Wed, 20 May 2015 00:00:00 +0000 Complexidade e pesquisa interdisciplinar https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3521 Complexidade e pesquisa interdisciplinar. Arisnaldo Adriano da Cunha, Ivânia Fabíola de Souza Copyright (c) 2015 EntreVer - Revista das Licenciaturas https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3521 Wed, 20 May 2015 00:00:00 +0000 Gestão e Docência em EaD (volume 1) https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3507 <p>Gestão e Docência em EaD (volume 1)</p> Araci Hack Catapan Copyright (c) 2015 EntreVer - Revista das Licenciaturas https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3507 Wed, 20 May 2015 00:00:00 +0000 Metamediação em educação a distância: implementação no curso de especialização https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3516 <p align="center"><strong>METAMEDIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: </strong></p><p align="center"><strong>implementação no curso de especialização</strong></p> Carlos Alberto Dallabona, Dóris Roncarelli, José Wilson da Costa Copyright (c) 2015 EntreVer - Revista das Licenciaturas https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3516 Wed, 20 May 2015 00:00:00 +0000 Aplicação da gestão por processos na modalidade EaD* https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3508 <p>Este artigo aborda pesquisa que objetivou introduzir a Gestão por Processos em um curso superior ofertado na modalidade a distância em uma instituição federal de ensino e que foi desenvolvida por meio da Modelagem de Processos. Nesse contexto, destacam-se as seguintes etapas: identificação dos processos institucionais; análise dos processos de curso e seleção daquele prioritário para modelagem – Avaliação de Unidades Curriculares; mapeamento do processo crítico conforme a técnica de notação para modelagem de processo Business Process Modeling Notation (BPMN), por meio do aplicativo gratuito BizAgi Process Modeler, bem como sua analise detalhada; e proposição de estratégias para o aperfeiçoamento desse processo, visando contribuir para a melhoria da Gestão do Curso. Com o mapeamento desse processo, identificou-se instrumento que, por ser amplamente utilizado, foi submetido à análise pelos estudantes e equipe do curso (professores, tutores e coordenadores), bem como se avaliou cada um de seus itens. A partir da pesquisa realizada, e com o intuito de contribuir para melhorar o instrumento, o artigo sugere a reestruturação dos itens e a análise das qualidades psicométricas de validade e precisão...<strong></strong></p> Ana Carolina Rodrigues Savall, Jorge Luiz Silva Hermenegildo Copyright (c) 2015 EntreVer - Revista das Licenciaturas https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3508 Wed, 20 May 2015 00:00:00 +0000 Estudo das tecnologias aplicadas à educação a distância* https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3509 <p>A expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) traz novas formas e oportunidades para o ensino e a aprendizagem, tanto presencial quanto a distância. Com este artigo, busca-se apresentar o trabalho de investigação das tecnologias usadas no Curso EaD de Informática para Internet do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Fez-se um levantamento dos recursos do Moodle que são usados pelos docentes nas disciplinas do curso. São apresentados gráficos quantificando o uso das ferramentas e a relação entre o uso e o resultado alcançado pelos alunos. Observou-se que a maioria das disciplinas emprega um número reduzido de ferramentas, havendo pouca variação nas ferramentas usadas, sendo os testes, o conteúdo web e o fórum as mais utilizadas. Contudo, não se pode estabelecer uma relação direta entre o número de ferramentas usadas e o resultado dos alunos; porém, a pesquisa desenvolvida contribui para indicar quais outras ferramentas podem ser aproveitadas no Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem (AVEA) do curso.</p> Sílvia Calmon de Albuquerque, Adelson de Paula Silva Copyright (c) 2015 EntreVer - Revista das Licenciaturas https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3509 Wed, 20 May 2015 00:00:00 +0000 Gerenciamento das estratégias avaliativas em educação a distância (EaD)* https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3510 <p>A pesquisa apresentada neste artigo teve como objetivo analisar o gerenciamento da avaliação por competências no Curso Técnico em Informática para Internet na modalidade de ensino a distância do IFSC. Para a consecução do objetivo, utilizou-se um estudo de caso, com observação participante, aplicação de questionários e entrevistas. O curso se desenvolve por meio da parceria entre o e-Tec Brasil, Instituto Federal de Santa Catarina e as prefeituras das cidades de Campos Novos, Gaspar, Itapoá, Otacílio Costa, Santa Cecília, São José e Xanxerê. Ao mapear as estratégias avaliativas, verificou-se que o curso tem por base três atividades de ensino e uma prova presencial. O gerenciamento das estratégias de avaliação se inicia com a elaboração do plano instrucional, no qual consta todo o material didático e atividades a serem divulgados para os estudantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem. A metodologia de desenvolvimento do curso conta, ainda, com interações presenciais, <em>chats</em> e fóruns. Durante as aulas das Unidades Curriculares, o tutor presencial auxilia e organiza grupos de estudantes na execução das atividades, enquanto o tutor a distância controla e divulga os conceitos nelas atribuídos...</p> Hudson Ricardo Borges, Clóvis Nicanor Kassick Copyright (c) 2015 EntreVer - Revista das Licenciaturas https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3510 Wed, 20 May 2015 00:00:00 +0000 A utilização de materiais didáticos em curso de educação a distância* https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3511 <p>Os materiais didáticos são recursos imprescindíveis no contexto pedagógico. Para que sua produtividade se torne mais efetiva, faz-se necessário conhecer a realidade no âmbito da qual se deseja promover sua evolução. Este artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre a utilização de materiais didáticos na Rede Escola Técnica Aberta do Brasil (Rede e-Tec Brasil), mais especificamente no eixo Controle e Processos Industriais. A Rede Escola Técnica Aberta do Brasil é um programa de educação técnica a distância desenvolvido pelo Ministério da Educação. No entanto, pela variedade de materiais e suas características, não se tem informações relacionadas à utilização e produção desses recursos didáticos, cujo uso deve ser estimulado, dada a sua relevância pedagógica. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se métodos qualiquantitativos em um universo composto de professores e coordenadores. Como resultado, obtiveram-se indicadores que representam a realidade da amostra envolvida, além da formulação de recomendações que possibilitem a melhoria da qualidade da produção e utilização de materiais didáticos em prol do fortalecimento no processo pedagógico...</p> Andrino Fernandes, Rosemeri Coelho Nunes Copyright (c) 2015 EntreVer - Revista das Licenciaturas https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3511 Wed, 20 May 2015 00:00:00 +0000 Estratégias para atividades presenciais em educação profissional técnica a distância: um estudo de caso* https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3512 O artigo apresenta resultado de pesquisa cujo objetivo foi analisar estratégias para a realização de aulas presenciais na oferta de cursos da Educação Profissional Técnica (EPT) na modalidade a distância por meio de um estudo de caso. Enviaram-se questionários estruturados e <em>on-line</em> para 50 professores formadores que atuaram no semestre letivo de 2013 no Núcleo em Educação a Distância do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (NEaD/Codai), vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Nesses questionários constavam questões visando obter informações sobre estratégias para Educação a Distância em Educação Profissional Técnica, estrutura necessária para sua realização e principais dificuldades. Analisaram-se qualitativamente e quantitativamente os dados obtidos, por meio de estatística descritiva. Pôde-se concluir que o Núcleo em Educação a Distância da referida instituição atende à legislação vigente, sendo os encontros presenciais realizados para avaliações de estudantes, atividades relacionadas a laboratórios de ensino, visitas técnicas e aulas expositivas presenciais. As principais estratégias usadas pelos professores são: contextualização com a prática da profissão; promoção do diálogo; uso de vídeos; e consideração das vivências e experiências anteriores dos estudantes... Marilia Ribeiro Sales Cadena, Jorge Luiz Silva Hermenegildo Copyright (c) 2015 EntreVer - Revista das Licenciaturas https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3512 Wed, 20 May 2015 00:00:00 +0000 A tutoria no ambiente virtual de ensino-aprendizagem* https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3513 Partindo do pressuposto de que um dos papéis do tutor a distância é o de potencializar a mediação e colocar-se como um motivador do processo de ensino-aprendizagem e de que o distanciamento físico na Educação a Distância exige uma mediação pautada em novas estratégias, habilidades, competências e atitudes, o presente artigo tem como objetivo principal apresentar resultados de pesquisa que se propôs a verificar as dimensões do trabalho dos tutores a distância para esse processo no Curso de Licenciatura em Informática do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Cachoeiro de Itapemirim. Buscava-se compreender as dimensões do trabalho do tutor em processos educativos à distância, levantando com os tutores elementos restritivos e facilitadores do exercício da tutoria nesse curso, abordando alguns aspectos da história do ensino a distância no Brasil, no Instituto e no Curso de Licenciatura em Informática. O desenvolvimento consistiu na leitura de autores que realizaram estudos que perpassam a temática em questão, a fim de embasar teoricamente a pesquisa. A pesquisa empírica consistiu de entrevista individual com os tutores à distância do Curso de Licenciatura em Informática do Instituto... Maria Aparecida Silva de Souza, Carlos Alberto Dallabona Copyright (c) 2015 EntreVer - Revista das Licenciaturas https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3513 Wed, 20 May 2015 00:00:00 +0000 Impactos da educação a distância na formação profissional técnica dos indígenas Tikuna* https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3514 <span>A educação na Região Norte do Brasil é um desafio para o desenvolvimento de políticas públicas nessa área. Ao pesquisar a história da Educação a Distância no País, percebe-se que várias instituições contribuíram e marcaram sua institucionalização. No entanto, ainda há muito por fazer, pois a Educação a Distância em uma tríplice fronteira (Brasil, Peru e Colômbia) é ainda pouco favorecida em termos de recursos tecnológicos. Considerando este contexto, desenvolveu-se pesquisa exploratória, cujos resultados este artigo apresenta, objetivando analisar os impactos da Educação a Distância na formação profissional dos indígenas Tikuna da comunidade Umariaçu I e II, na cidade de Tabatinga, no Amazonas, bem como identificar as contribuições e as dificuldades dessa modalidade de ensino, correlacionando-a com a modalidade presencial, ambas ofertadas pelo Instituto Federal do Amazonas. No intuito de atender aos objetivos propostos, procedeu-se a um levantamento bibliográfico sobre a origem da Educação a Distância no Brasil e na tríplice fronteira (Brasil, Peru e Colômbia)...</span> Cinara dos Santos Costa, Rosemeri Coelho Nunes Copyright (c) 2015 EntreVer - Revista das Licenciaturas https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3514 Wed, 20 May 2015 00:00:00 +0000 O ensino da disciplina demografia em cursos na modalidade a distância* https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3515 <p>O momento atual de célere produção de conhecimentos e de avanço na modalidade de educação a distância implica necessária reflexão sobre os processos de ensino-aprendizagem. Assumindo a importância do estudo de Demografia para o entendimento da dinâmica demográfica, este artigo busca responder à pergunta: como desenvolver o trabalho docente em Demografia, na modalidade Educação a Distância, visando uma aprendizagem significativa? O objetivo é refletir sobre estratégias pedagógicas que contribuam para a ocorrência dessa aprendizagem nos cursos de Educação a Distância da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da Rede Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil). A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica. Ressalta-se que a aprendizagem significativa ocorre quando um novo conhecimento, de interesse do estudante, se relaciona com a sua estrutura cognitiva preexistente. Materiais significativos e organização didática que provoquem desequilíbrios epistêmicos motivam o aluno, permitindo que ele busque a resolução do problema no sentido de seu reequilíbrio. Para isso, torna-se imperativo redefinir a relação pedagógica, entre docentes e estudantes, de modo que a (re)construção do conhecimento se efetive de forma significativa.</p> Marilia Borborema Rodrigues Cerqueira, Clovis Nicanor Kassick Copyright (c) 2015 EntreVer - Revista das Licenciaturas https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3515 Wed, 20 May 2015 00:00:00 +0000 Pesquisa-ação: um relato de experiência https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3517 <p align="center"><strong>PESQUISA-AÇÃO: </strong></p><p align="center"><strong>um relato de experiência</strong></p> Bruna Santana Anastácio Copyright (c) 2015 EntreVer - Revista das Licenciaturas https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3517 Wed, 20 May 2015 00:00:00 +0000 As propostas e os diferenciais do curso de especialização em gestão e docência em EaD:entrevista com José Wilson da Costa https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3522 <p class="Default" align="center"><strong>AS PROPOSTAS E OS DIFERENCIAIS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E DOCÊNCIA EM EAD:</strong></p><p class="Default" align="center"><strong>entrevista com José Wilson da Costa</strong></p> Brisa Teixeira de Oliveira Copyright (c) 2015 EntreVer - Revista das Licenciaturas https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/3522 Wed, 20 May 2015 00:00:00 +0000