Postura de acadêmico de odontologia a respeito da atuação em equipe multiprofissional e o princípio da Integralidade (Posture of academic dentistry about the performance teamwork and the principle ofintegrality)

Autores

  • Sérgio Luiz Mattos Tezza Universidade Luterana do Brasil
  • Ricardo Mitoso Alho Universidade Federal do Amazonas
  • Lucas Mello Pioner Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kellyson Jackson Caldas Pinto Prefeitura Municipal de Coari (AM)
  • Rodrigo Otávio Moretti-Pires Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Odontologia, Educação Superior, Saúde Pública, Diretrizes para a Prática Clínica

Resumo

Em 2001, a odontologia foi inserida em um dos principais programas de saúde, criado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o programa Estratégia de Saúde da família. A expectativa era de que se pudesse alcançar uma oferta de atenção de forma a proteger e promover a saúde da população de forma integral. A educação em saúde aparece como uma estratégia de se alcançar o oferta de saúde, de forma a atender todas as necessidades do usuário do sistema de saúde, tentando enfatizar o setor público na formação acadêmica. O trabalho multiprofissional também surge como uma forma de envolver os profissionais para que não haja disputas entre estes na execução de suas profissões. A atenção de forma integral oferecida ao usuário, criar uma expectativa de que possa se criar vínculos de compromisso entre profissional e usuário, para que dessa forma se consiga consolidar a implantação do Sistema Único de Saúde, e se alcance um atendimento que vise o usuário não apenas no seu aspecto físico-biológico, mas também o seu psíquico.

 

ABSTRACT - In 2001, dentistry was inserted into one of the major health programs established by the Unified Health System (SUS), the program of family health strategy. The expectation was that it could reach a supply of care to protect and promote the health of the population in full. Health education appears as a strategy to achieve the provision of health, to meet all user needs in the health system, trying to emphasize the public sector in academic. The multidisciplinary work also emerges as a way to involve the professionals so there are no disputes between them in the execution of their professions. The attention given in full to the user, creating an expectation that it can create bonds of commitment between professionals and users, so that way it can consolidate the implementation of the Unified Health System, and reach a service aimed at the user does not only in its physical and biological processes, but also your psyche.

keywords: Dentistry; Education, Higher; Public Health; Practice Guidelines as Topic

Biografia do Autor

Sérgio Luiz Mattos Tezza, Universidade Luterana do Brasil

Acadêmico do Curso de Medicina da ULBRA

Ricardo Mitoso Alho, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmico do curso de Biotecnologia

Lucas Mello Pioner, Universidade Federal de Santa Catarina

Médico

Especialista em Medicina do Trabalho, em Saúde Pública e em Saúde da Família

Mestrando em Saúde Coletiva/UFSC

Kellyson Jackson Caldas Pinto, Prefeitura Municipal de Coari (AM)

Assistente Social

Rodrigo Otávio Moretti-Pires, Universidade Federal de Santa Catarina

Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFSC (2010-2013). Editor Chefe do Periodico "Saúde & Transformação Socia/Health & Social Change" (ISSN 2178-7085). Docente do quadro peramente do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina. Especializado em Saúde da Família (Polo de Educação Permanente do Nordeste Paulista/Ministério da Saúde através da EERP/USP). Mestre em Saúde Pública pelo Departamento de Medicina Social (FMRP/USP) Doutor em Enfermagem Psiquiátrica pela EERP/USP. Pos-Doutorado em pesquisa na temática do uso de Alcool e Drogas pela CICAD/Organização dos Estados Americanos (através de programa da SENAD e EERP-USP). Credenciado no Programa de Pós-Graduação "Saúde, Sociedade e Endemias da Amazonia", da Universidade Federal do Amazonas em parceria com a Fiocruz, assim como no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (DSP/CCS/UFSC) para orientar alunos de mestrado. Durante três anos, foi docente da Universidade Federal do Amazonas, do Instituto de Saúde e Biotecnologia, Campus do Médio Solimões, onde desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Formação de Recursos Humanos em Saúde para o Programa de Saúde da Família, pesquisa com o universo conceitual de Paulo Freire no Ensino Superior em Saúde, além de Epidemiologia de Farmacodependências.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2011-05-31

Como Citar

Tezza, S. L. M., Alho, R. M., Pioner, L. M., Pinto, K. J. C., & Moretti-Pires, R. O. (2011). Postura de acadêmico de odontologia a respeito da atuação em equipe multiprofissional e o princípio da Integralidade (Posture of academic dentistry about the performance teamwork and the principle ofintegrality). aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 2(2), 59–67. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/761

Edição

Seção

Artigos originais