Rompendo muros ou abrindo portas? A colaboração de um projeto de extensão para o “empoderamento” de conselhos locais de saúde (Breaking walls or opening doors? The collaboration of an extension project for the empowerment of Local Health Councils)

Autores

  • Fernando Mendes Massignam
  • Rita de Cassia Gabrielli Souza Lima UFSC
  • Marco Aurélio Da Ros UFSC

Palavras-chave:

Conselhos de Saúde, Educação em Saúde, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Estudo exploratório-descritivo de caráter qualitativo que analisou o modo como as pessoas de duas comunidades de Florianópolis, diretamente envolvidas em seu cotidiano com os conselhos locais de saúde, perceberam o trabalho com um projeto de extensão interdisciplinar de educação em saúde. Essa experiência de extensão esteve assentada em uma proposta horizontal, crítica e reflexiva, que procurou promover contribuição bilateral, para os estudantes e para as comunidades, e este estudo busca desvelar como são por estas entendidas. Foram entrevistados oito sujeitos, entre conselheiros e lideranças comunitárias, que participaram diretamente deste processo. As entrevistas semiestruturadas foram transcritas e tratadas inicialmente pela Análise de Conteúdo e reanalisadas pela Hermenêutico-Dialética, que possibilitou a crítica e a superação dos resultados encontrados, emergindo quatro categorias/sínteses. Partindo de uma destas categorias: empoderamento dos conselhos locais de saúde pela extensão, a análise demonstrou que a academia, ao abrir suas portas e disponibilizar-se para projetos extensionistas na comunidade, está cumprindo seu papel social transformador.

 

ABSTRACT - Exploratory-descriptive study of qualitative character that analyzed how people of two communities in Florianopolis , State of Santa Catarina, Brazil, directly involved in their daily lives with the local health councils, realized the work with an extension project of interdisciplinary health education. This experience of extension was built on a horizontal, critical and reflective proposal, which sought to promote bilateral contribution to the students and communities, and this study aims to reveal how is understood by them Eight people were interviewed among counselors and community leaders who participated directly in this process. The semi structured interviews were transcribed and initially treated by Content Analysis and reanalyzed by Hermeneutic-Dialectic, which allowed the criticism and overcoming the results, and four categories/ synthesis emerged. From one of these categories: Empowerment of local health councils by extension, the analysis showed that the academy, opening doors and providing extension projects in the community, is fulfilling the transformative role in society.

keywords: Health Councils; Health Education; Qualitative Research

Biografia do Autor

Fernando Mendes Massignam

Fisioterapeuta - UDESC; Mestre em Saúde Coletiva - UFSC; Especialista em Saúde da Família - UFSC; Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória - UTP;

Rita de Cassia Gabrielli Souza Lima, UFSC

Cirurgiã Dentista; Doutoranda em Saúde Coletiva, Universidade Federal de Santa Catarina.

Marco Aurélio Da Ros, UFSC

Médico; Doutor em Educação; Professor Titular do Departamento de Saúde Pública, Universidade Federal de Santa Catarina;

Downloads

Publicado

2011-05-21

Como Citar

Massignam, F. M., Lima, R. de C. G. S., & Da Ros, M. A. (2011). Rompendo muros ou abrindo portas? A colaboração de um projeto de extensão para o “empoderamento” de conselhos locais de saúde (Breaking walls or opening doors? The collaboration of an extension project for the empowerment of Local Health Councils). aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 2(2), 139–145. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/580

Edição

Seção

Artigos originais