Condições de Vida e o Cuidado em Saúde dos Catadores de Materiais Recicláveis

Autores

  • Joaquim Pedro Ribeiro Vasconcelos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Sílvia Maria Ferreira Guimarães Universidade de Brasília
  • Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Catadores de materiais recicláveis, Condição de Social, Saúde Ambiental,

Resumo

Os catadores de materiais recicláveis estão inseridos em um contexto de vulnerabilidade. Diante disso, o objetivo foi compreender as condições de vida dos catadores e como agenciam o cuidado à saúde para enfrentamento do cotidiano. Trata-se de um estudo qualitativo, utilizando-se da abordagem etnográfica. A coleta das informações ocorreu por meio das entrevistas semiestruturadas e conversas informais, além da observação participante do local de trabalho. Os resultados encontrados evidenciam que os catadores vivenciam contextos sociais complexos quanto a sua situação de vida. Devido à ausência da atenção governamental, seja no local de trabalho ou acesso aos serviços de saúde, os catadores agenciam seu próprio cuidado, buscando terapias medicamentosas ou populares. Com isso no contexto desse grupo social os procedimentos terapêuticos envolvem a utilização de práticas medicamentosas e saberes populares, redes de cuidado locais, e a religião tendo uma representação significativa no enfrentamento dos problemas cotidianos.

Biografia do Autor

Joaquim Pedro Ribeiro Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Graduado Bacharel em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz e Gestão em Saúde pela Universidade Estadual de Goiás. Possui mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde pela UnB, atualmente cursa o doutorado no mesmo programa de pós-graduação, na área de concentração Promoção, Prevenção e Intervenção em Saúde. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás na Área/disciplina Saúde Coletiva. Participa como pesquisador dos grupos de pesquisa da UnB: Antropologia Política da Saúde e Sociabilidades, diferenças e desigualdades. Tem experiência em docência e pesquisa na área da Saúde Coletiva, com ênfase nos seguintes temas: Políticas Públicas de Saúde; Promoção da Saúde; Gestão em Saúde; e Ciências Sociais na Saúde Coletiva. 

Sílvia Maria Ferreira Guimarães, Universidade de Brasília

Possui graduação em Ciências Sociais (1998), mestrado em Antropologia (2001) e doutorado em Antropologia (2005). Atualmente, é professora da Universidade de Brasília no Departamento de Antropologia, no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde e no Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em etnologia indígena e antropologia da saúde, especialmente nas áreas de saúde indígena e saúde popular.

Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti, Universidade de Brasília

Possui Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pelo CDS-Universidade de Brasília-UnB (2003). Pós-Doutorado pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável-2011. Pós doutorado, 2018, PROCAD CAPES/ UNESP/CDS/ CEA. Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação- Universidade de Brasília (1996) e, Graduação em Pedagogia - Pontifícia Universidade Católica RS(1976). Atualmente, é Professora Adjunta IV, no Centro de Desenvolvimento Sustentável-CDS / UnB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental atuando,principalmente, nos seguintes temas: resíduos sólidos, educação ambiental, educação e saúde coletiva, sustentabilidade e gestão ambiental.É coordenadora do Colegiado de Extensão CDS/UnB. É membro da Câmara de Extensão, DEX/ UnB. É professora colaboradora do Programa de Pós Graduação do Centro de Desenvolvimento Sustentável; no PPG-PDS/ MESPT, na Área de Concentração em Sustentabilidade junto aos povos tradicionais. Vice-coordenadora do PROFCIAMB CDS/ UnB.

Downloads

Publicado

2020-08-27

Como Citar

Vasconcelos, J. P. R., Guimarães, S. M. F., & Zaneti, I. C. B. B. (2020). Condições de Vida e o Cuidado em Saúde dos Catadores de Materiais Recicláveis. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 11(2), 098–109. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/5558

Edição

Seção

Artigos originais