Motivação dos médicos estrangeiros para adesão e permanência no Programa Mais Médicos

Autores

Palavras-chave:

Saúde, médicos, Brasil, Cuba

Resumo

Objetivo deste estudo foi investigar as motivações que influenciaram as decisões dos médicos estrangeiros em aderir e permanecer no programa mais médicos. Eles estão desempenhando um papel fundamental na redução das disparidades de saúde de populações carentes e distantes que não tem acesso a médicos. Pouco se sabe sobre quais fatores motivam e levam esses profissionais a aderirem e permanecerem no programa. Método: Teoria do construcionismo social. Cenário da pesquisa município do estado de Goiás. Realizadas 10 entrevistas em profundidade com médicos, as quais foram analisadas por meio do mapa de associação de ideias. Resultados: Múltiplas motivações influenciaram a escolha e permanência no programa mais médicos: 1) Identificação cultural entre Cuba e Brasil; (2) Compromisso de servir a comunidade e de ensinar a medicina preventiva; (3) Aprendizagem e novas experiências e (4) Cooperação internacional entre Cuba e Brasil para atender a escassez de médicos em locais de difícil acesso. Conclusão. Os médicos que ingressaram no programa mais médicos o fizeram por se identificarem com as propostas de cooperação para fortalecimento da medicina preventiva. Incentivos financeiros não apareceram como motivadores à adesão desses profissionais. As condições, que contribuíram, com a permanência dos médicos são amplas, pois resultaram muitas vezes da interação destes com a dinâmica de trabalho vivenciada no município que se encontraram. A sensação de colaborarem na transformação da atenção à saúde no país, é um grande motivador.

Biografia do Autor

Josenaide Engrácia dos Santos, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro Metropolitano Conjunto A Lote 01 Ceilândia Brasília - DF CEP: 72220-900

Graduação em Terapia Ocupacional, Psicologia, Especialização em Saúde Mental e Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Pós- Graduação em Sociologia. Atualmente é professor da Universidade de Brasília. Coordena projeto de pesquisa sobre o Programa Mais médicos. Coordena Projeto de pesquisa de Saúde Integral de atendimentos a famílias carentes de Ceilândia. Coordena a Liga de Saúde da família e Comunidade Participa da linha de pesquisa: Saúde mental e comunidade, Sociabilidade terapêutica, Álcool e outras drogas e métodos qualitativos. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Violência doméstica, Sofrimento psíquico na atenção primária da população e da população negra. Reabilitação psicossocial, educação em saúde. Doutorado em Ciências da Saúde. Faculdade Ciências da Saúde. Universidade de Brasília.

Wildo Navegantes de Araújo, Universidade de Brasília

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (1997), Residência em Zoonoses e Saúde Pública (1999) e mestrado em Medicina Veterinária (vigilância Sanitária) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e Doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina em Saúde, com ênfase em Epidemiologia Molecular (2011) pelo CPqGM, Fiocruz, Bahia. Fez o Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS, EPISUS (2003) numa parceria do Ministério da Saúde do Brasil e o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) em Atlanta,GA - EUA. Fez aperfeiçoamento em Gerenciamento em Saúde Pública Internacional (MIPH) pelo CDC e Emory University, em Atlanta (2006). Foi supervisor técnico e coordenador assistente do EPISUS na Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Atualmente é professor adjunto de Epidemiologia e Coordenador adjunto de graduação em Saúde Coletiva na Faculdade UnB Ceilândia, Orientador e Coordenador adjunto nos Programas: Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde e da Pós-Graduação em Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. É Membro do Comitê Técnico Assessor à Tuberculose e Membro do Comitê Técnico Assessor em Emergências de Saúde Pública do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Docência em epidemiologia; Estudos epidemiológicos; Investigação de surtos; Vigilância epidemiológica; Avaliação de sistemas de vigilância; Análises de dados e situação em saúde. Procura desenvolver estudos relacionados a doenças Infecciosas com ênfase em doenças negligenciadas ou aquelas que mais acometem populações vulneráveis.

Ana Ariel Sousa Almeida

Estudante de Terapia Ocupacional.Bolsista de iniciação cientifica  da Universidade de Brasília

Downloads

Publicado

2020-08-27

Como Citar

dos Santos, J. E., de Araújo, W. N., & Almeida, A. A. S. (2020). Motivação dos médicos estrangeiros para adesão e permanência no Programa Mais Médicos. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 11(2), 067–074. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/5487

Edição

Seção

Artigos originais