Parceria público-privada (PPP) nos sistemas de saúde brasileiro e inglês: um estudo comparativo.

Autores

  • Loriana Guaresi Universidade do Vale do Itajaí
  • Paulo Rogério Melo de Oliveira Universidade do Vale do Itajaí

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Sistemas de Saúde, Parcerias Público-Privadas

Resumo

O artigo compara as parcerias público-privada nos sistemas de saúde brasileiro (SUS) e inglês (NHS), com o propósito de observar consonâncias e dissonâncias destes sistemas de saúde, com enfoque nas parcerias público-privadas. Considera-se através desta pesquisa, que as semelhanças sugerem que ambos sistemas possuem legislação vigente, o período de concessão da Parceria Público-Privada (PPP), em que optaram por longa duração e na avaliação econômica, que tanto o NHS, na forma do Value for Money, quanto no SUS, através de estudo técnico, realizam esta avaliação.

Biografia do Autor

Loriana Guaresi, Universidade do Vale do Itajaí

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Vale do Itajaí/SC, pós-graduada em Atenção Domiciliar pela Universidade Federal de Santa Catarina e Processo de Trabalho em Redes de Atenção pela Universidade do Vale do Itajaí/SC, mestranda do Mestrado Profissional Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí/SC. 

Paulo Rogério Melo de Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí

Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente da Universidade do Vale do Itajaí/SC. 

Downloads

Publicado

2020-08-17

Como Citar

Guaresi, L., & Melo de Oliveira, P. R. (2020). Parceria público-privada (PPP) nos sistemas de saúde brasileiro e inglês: um estudo comparativo. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 10(1/2/3), 130–137. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/5413

Edição

Seção

Artigos originais