A questão da autonomia estudantil na formação em saúde: Um estudo a partir de vivências de estudantes do CCS/UFSC

Autores

  • Giordano de Azevedo
  • Douglas Franscisco Kovaleski Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Autonomia, saúde coletiva, educação

Resumo

Este artigo, debate a relação entre saúde e educação dentro da formação de profissionais da área da saúde, focando no ponto da promoção de autonomia dos estudantes e a relação ensino, democracia e autoritarismo. Definindo autonomia a partir do conceito de democracia natural do trabalho de Wilhelm Reich e da articulação teórica deste autor com Alexander Neil, tem por objetivo analisar a promoção de autonomia estudantil dentro da universidade em seu contexto neoliberal, usando como base o relato da vivência de estudantes do CCS/UFSC . O conceito de autonomia definido a partir de Reich, abarca características coletivas, sociais se entrelaçando com a determinação social do processo saúde doença, além de agregar sobretudo um caráter emocional, baseando-o no conceito de democracia natural do trabalho de Wilhelm Reich. Com entrevistas semiestruturadas em profundidade, é analisado de forma qualitativa as vivências de estudantes, discutindo a visão dos estudantes sobre o conceito, a importância dele, as contradições presentes dentro da estrutura universitária relacionadas a promoção ou não de autonomia a partir de situações democráticas e autoritárias relatadas pelos estudantes. Como resultado dessas relações vemos uma universidade pautada na lógica neoliberal, voltada para promoção de valores como individualidade, autoritarismo por si, competitividade. Não ajustadas as funções racionais da vida do amor natural, trabalho vitalmente necessário e a ciência natural. Causando diversos empecilhos para os estudantes através de práticas e estruturas reprodutoras de um autoritarismo irracional.

Biografia do Autor

Giordano de Azevedo

Psicologo, com mestrado em Saúde Coletiva na Universidade Federal de Santa Catarina

Douglas Franscisco Kovaleski, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutor pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Doutor em Saúde Coletiva e Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professor no Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2020-08-17

Como Citar

Azevedo, G. de, & Kovaleski, D. F. (2020). A questão da autonomia estudantil na formação em saúde: Um estudo a partir de vivências de estudantes do CCS/UFSC. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 10(1/2/3), 138–150. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/5407

Edição

Seção

Artigos originais