Estratégia interprofissional de qualificação de Agentes Comunitários de Saúde: potencialidades da fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia na Atenção Primária à Saúde

Autores

  • Tainá Ribas Mélo Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Paranaguá. Doutoranda em Atividade Física e Saúde pela UFPR. Docente da Uniandrade e docente colaboradora do IBRATE, Curitiba/Paranaguá, Paraná, Brasil.
  • Vanessa de Oliveira Lucchesi Fonoaudióloga da Prefeitura Municipal de Paranaguá. Especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Paraná, Paranaguá, Paraná, Brasil.
  • Silmara Souza Lima Psicóloga da Prefeitura Municipal de Paranaguá. Especialista em Gestão Pública em Saúde (UFPR) e Ecoturismo, Paranaguá, Paraná, Brasil.
  • Gisele Antoniaconi Bacharel em Saúde Coletiva. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.
  • Marcos Claudio Signorelli Fisioterapeuta. Doutor em Saúde Coletiva. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Desenvolvimento Territorial Sustentável da Universidade Federal do Paraná, Matinhos, Paraná, Brasil.

Resumo

Objetivo: descrever ações interprofissionais de qualificação em saúde realizadas com agentes comunitários de saúde (ACS) por profissionais de fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia, inseridos na equipe de trabalho de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade de Paranaguá- PR. Métodos: entre janeiro e julho de 2016 foi conduzida pesquisa-intervenção, por meio de encontros mensais na UBS entre as equipes de ACS e interprofissional, composta por fonoaudióloga, psicóloga e fisioterapeuta. Abordou-se a formação continuada em saúde pelas demandas levantadas por ACS, com exposição do conteúdo e discussão entre o grupo. Resultados: tais encontros favoreceram a discussão de assuntos do cotidiano dos ACS, que devido à sua pouca formação, não eram bem esclarecidos. As principais categorias que emergiram foram: 1) dúvidas sobre atuação da equipe interdisciplinar na atenção básica, sobre a diferença entre os setores da saúde e como lidar com situações de indivíduos com necessidades de avaliações específicas de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia; 2) demandas sobre o preenchimento da ficha de cadastro individual, mais especificamente de itens como: nome social, identidade de gênero, orientação sexual e tipos de deficiência. Conclusão: práticas de formação coletivas em saúde foram favorecidas por meio de encontros interprofissionais direcionados ao intercâmbio de saberes relacionados a estrutura e funcionamento da atenção primária à saúde.

Downloads

Publicado

2020-08-17

Como Citar

Mélo, T. R., Lucchesi, V. de O., Lima, S. S., Antoniaconi, G., & Signorelli, M. C. (2020). Estratégia interprofissional de qualificação de Agentes Comunitários de Saúde: potencialidades da fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia na Atenção Primária à Saúde. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 10(1/2/3), 065–076. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/5274

Edição

Seção

Artigos originais