Saúde e Trabalho Docente: Compreendendo a Relação entre as condições de trabalho, o convívio familiar/social e a saúde de professores

Autores

  • Saulo Daniel Mendes Cunha Universidade Estadual de Montes Claros-MG
  • Rosângela Ramos Veloso Silva Universidade Estadual de Montes Claros-MG
  • Maria Fernanda Santos Figueiredo Universidade Estadual de Montes Claros-MG
  • Luiza Augusta Rosa Rossi Barbosa Universidade Estadual de Montes Claros-MG
  • Cristina Andrade Sampaio Universidade Estadual de Montes Claros-MG

Palavras-chave:

Docência, Saúde, Família, Teoria Fundamentada em Dados.

Resumo

A profissão docente tem sido marcada por muitos desafios na atualidade. Dentre estes desafios, as condições de trabalho dos professores, que podem influenciar sobremaneira os processos de saúde-doença desta classe de profissionais, e também refletir diretamente no convívio familiar e social dos docentes. Desta forma,este artigo tem como objetivos compreender os processos envolvidos na relação saúde-doença de professores de escolas públicas da cidade de Montes Claros-MG a partir de vivências e condições de trabalho.Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa, baseada no Interacionismo Simbólico.Teve o intuito principal de iniciar o desenvolvimento de uma teoria relativa ao adoecimento de professores da Educação Básica por meio do método da Teoria Fundamentada em Dados (TFD). Este estudo foi realizado com os professores das escolas estaduais da cidade de Montes Claros-MG. Os professores participantes deste estudo foramselecionados de forma intencional e foram divididos em grupos amostrais, totalizando em 19. professores. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas narrativas. A análise e a interpretação dos conteúdos transcritos produzidos foram desenvolvidas de acordo com a proposta metodológica da TFD. A análise dos dados usou o software ATLAS/Ti 8.0 como suporte às interpretações e organização documental. E para a interpretação das entrevistas foi empregada a Análise de Discurso (AD). Em sua análise e considerações finais, podemos verificar que tanto a saúde e qualidade de vida dos professores estão sendo afetadas pelo trabalho docente. Além de evidenciar uma influencia do trabalho docente no convívio familiar e social destes trabalhadores.

Biografia do Autor

Saulo Daniel Mendes Cunha, Universidade Estadual de Montes Claros-MG

Professor do Departamento de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros-MG

Doutorando em Ciências da Saúde/PPGCS- Unimontes 

Rosângela Ramos Veloso Silva, Universidade Estadual de Montes Claros-MG

Professora do Departamento de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros-MG

 Doutora em Ciências da Saúde/Unimontes

Maria Fernanda Santos Figueiredo, Universidade Estadual de Montes Claros-MG

Professora do Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Montes Claros-MG

Doutora em Ciências da Saúde/Unimontes 

 

Luiza Augusta Rosa Rossi Barbosa, Universidade Estadual de Montes Claros-MG

Fonaudióloga

Doutora em Ciências da Saúde/Unimontes 

Cristina Andrade Sampaio, Universidade Estadual de Montes Claros-MG

Professora do Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Montes Claros-MG

 Doutora em Saúde Coletiva/UNIFESP 

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Publicado

2020-08-17

Como Citar

Mendes Cunha, S. D., Ramos Veloso Silva, R., Santos Figueiredo, M. F., Rosa Rossi Barbosa, L. A., & Andrade Sampaio, C. (2020). Saúde e Trabalho Docente: Compreendendo a Relação entre as condições de trabalho, o convívio familiar/social e a saúde de professores. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 10(1/2/3), 182–194. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/5230

Edição

Seção

Artigos originais